Arte da Palavra leva literatura a todo o país

Arte da Palavra leva literatura a todo o país

30 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Nesta edição, 51 escritores participam do circuito, que tem em sua programação bate-papos, contação de história e oficinas de criação literária, entre outras atrações

Rio de Janeiro, 30 de março do ano 2023 – A partir deste mês, a literatura brasileira volta a abrir páginas inéditas e dar voz a talentos nacionais. Promovido pelo Sesc, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, maior circuito literário do país, inicia sua itinerância com a participação de 51 escritores, que estarão junto ao público em bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas, entre outras atrações de sua programação.

A primeira parada é em Campina Grande (PB), onde o escritor e bonequeiro Danilo Furlan promove sua oficina de contação de histórias. Até dezembro, o projeto vai percorrer 140 cidades de todas as regiões brasileiras, com mais de 492 atividades.

“A seleção de artistas para o Arte da Palavra é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todo o país, de modo a contemplar todas as diversidades possíveis. Isso torna o projeto um retrato da pluralidade literária do Brasil. Além de valorizar a produção literária nacional, o Arte da Palavra busca incentivar a prática da leitura e abrir espaço para novos autores”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.

Esta edição do circuito traz diversos autores premiados, como os vencedores do Prêmio Jabuti 2022 – Marcelo Moutinho, na categoria crônica, com “A Lua na Caixa d’Água” (Malê), e Luiza Romão, ganhadora do melhor livro do ano de 2022 com “Também guardamos pedras aqui” (Nós) –, o escritor Jefferson Tenório, autor de “O avesso da pele” (Companhia das Letras), considerado pelo Jabuti como o melhor romance de 2021, e Andrea Del Fuego, que em 2011 recebeu o Prêmio Literário José Saramago pelo romance Os Malaquias. O Arte da Palavra também traz a representatividade indígena, com o escritor Olívio Jakupé, do povo indígena Guarani, autor de 22 livros publicados, Aliã Wamiri Guajajara, contadora de histórias e poeta da Aldeia Ukair, em Teresina (PI), e Nathalia Leal, poeta de indígena Kariri, moradora da comunidade tradicional do Corumbê, em Paraty (RJ).

Em junho, o circuito reúne um grupo de autores para a celebração do Farpa – Festival Arte da Palavra, que este ano será realizado no Sesc Cajuína, no Piauí. O evento apresenta o panorama do que está sendo desenvolvido no projeto ao longo do ano, promovendo ainda o intercâmbio com escritores e artistas locais.

Sobre o Arte da Palavra

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um projeto de circulação literária que percorre todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e promover o intercâmbio e a divulgação de novos autores. Oferece ações que valorizam obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção. É composto por três frentes: o Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o Circuito de Oralidades, com manifestações literárias que remetem, especialmente, a narração de histórias e veiculação oral de poesia; o Circuito de Criação Literária, uma ação formativa, que por meio de oficinas possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita. 

O Sesc 

O Sesc – Serviço Social do Comércio – é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Há mais de sete décadas promove acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência em todo o país, proporcionando bem-estar e qualidade de vida. A Instituição é referência na área cultural, educacional, ambiental e nas atividades de recreação e convivência.

CDN Com,.


Compartilhar