Hora da Leitura abre calendário de 2023 com série de palestras para gestores públicos 

Hora da Leitura abre calendário de 2023 com série de palestras para gestores públicos 

30 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Atividades acontecem nas cidades de Abaetetuba e Cametá no Pará, assim com em Imperatriz no Maranhão 27, 29 e 31 de março

Março de 2023, Rio de Janeiro – O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento (IOD), que promove ações de incentivo à leitura e escrita, realiza série de workshops motivacionais para gestores públicos através do projeto Hora da Leitura/Sala de Leitura. A atividade abre o calendário de ações em 2023 nas cidades de Abaetetuba e Cametá no Pará, assim como em Imperatriz no Maranhão. As mesmas que, nos próximos meses, vão receber ao todo 12 bibliotecas comunitárias do projeto. 

Durante os workshops será apresentado às equipes das Secretarias de Educação, gestores, pedagogos e professores as iniciativas das atividades a serem desenvolvidas em conjunto com as secretarias de educação e o cronograma de execução do projeto, visto que os municípios de Imperatriz, Cametá e Abaetetuba são os primeiros contemplados a receber as implantações de Salas de Leitura ao longo deste ano. O objetivo principal é divulgar as ações do IOD e as atividades do projeto Hora da Leitura, além de reforçar a importância desta atividade sociocultural e educativa na integração e no fortalecimento do binômio escola-comunidade.

Tudo começou com o legado de Wanda Oldemburg, professora, pedagoga e gestora de escola pública que realizava ações culturais e de incentivo à leitura na comunidade. A carência de cultura e lazer em regiões de vulnerabilidade sempre foi o foco das atividades de Wanda. Visionária, realizava eventos no colégio em que trabalhava até transformar a biblioteca e os livros em instrumentos de interação, o que deu origem ao Instituto Oldemburg e ao projeto Sala de Leitura, que acaba de completar 20 anos.

Até o final de 2023 soma-se mais de 900 bibliotecas comunitárias, com mais de de 900 mil livros não didáticos de literatura brasileira e estrangeira, infantojuvenil, entre outros assuntos, em 500 instituições públicas, hospitais, presídios e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em 24 estados brasileiros, e a capacitação de 400 Agentes de Leitura. 

O projeto Hora da leitura é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à cultura, Programa Nacional de Apoio à Cultura, patrocinado pelas empresas ITPAC Abaetetuba | AFya (município de Abaetetuba, PA), ITPAC Cametá | Afya (município de Cametá, PA) e Peróxidos do Brasil (município de Imperatriz, MA) com realização do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento

Instituto Oldemburg de Desenvolvimento é uma entidade voltada para o desenvolvimento comunitário através de ações focadas na valorização do espaço educacional tratando o livro como ferramenta de promoção da cultura, da inclusão social e da conquista de autonomia e prosperidade para as regiões atendidas por seus projetos.

Foi na disseminação do hábito de leitura que o Instituto consolidou a sua vocação maior, viabilizando, através da expansão do Projeto Sala de Leitura, que escolas e instituições públicas recebessem acervos novos e de qualidade editorial para formação de espaços de leitura comunitários. Esse é hoje o projeto central do Instituto Oldemburg com grande ênfase no treinamento e instrumentalização dos Agentes de Leitura para que esses espaços sejam um legado vivo no incentivo ao hábito de ler para todas as idades.

Além do Projeto Sala de Leitura, fazem parte da história do Instituto, iniciativas inovadoras e memoráveis como a primeira Parceria Público Privada (PPP) da cidade do Rio de Janeiro: o projeto da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que contou com o Citibank como patrocinador em ação idealizada e administrada por mais de dez anos pelo Instituto e interrompida em 2006 pelas obras do metrô no local. Ainda hoje, esse modelo é um desafio para os governos e uma solução viável para a valorização dos espaços públicos.

O Instituto também foi responsável pela criação e gestão do Espaço Cultural Constituição, localizado no coração da cidade do Rio de Janeiro, próximo à Praça Tiradentes, que promovia jovens talentos na música e nas artes com programação permanente de apresentações, concursos e cursos.

http://institutooldemburg.com.br/ | http://www.saladeleitura.org.br/default.asp | @projetosaladeleitura 

PROGRAMAÇÃO

HORA DA LEITURA

Workshop Motivacional de Gestores Públicos

MARANHÃO

Imperatriz

Dia: 27 de março de 2023

Hora: 9h30

Local: Escola Municipal Paulo Freire – Av. Pedro Neiva de Santana, S/N – Parque Amazonas

PARÁ

Abaetetuba

Dia: 29 de março de 2023

Hora: 14h

Local: Auditório Semec – Av. Pedro Rodrigues, n° 700 – bairro: Centro – Abaetetuba/PA

Cametá

Dia: 31 de março de 2023

Hora: 15h

Local: Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras em educação pública do Pará, Sintepp/Cametá – R. Frei Cristóvão de Lisboa, 267-347 – Centro, Cametá/PA

LEAD Com,.


Compartilhar