Braskem reutiliza tambores de aço na embalagem do produto PIB

Braskem reutiliza tambores de aço na embalagem do produto PIB

6 de abril de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A iniciativa da companhia visa promover a economia circular através da logística reversa dos tambores de aço utilizados no transporte de PIB (Poliisobuteno), que antes eram descartados.

São Paulo, 6 de abril do ano 2023 – Sempre em busca de iniciativas que fortaleçam a sustentabilidade do seu negócio, a Braskem investiu em um projeto de reutilização e logística reversa dos tambores de aço usados como embalagem do produto PIB (Poliisobuteno). A iniciativa conta com parceria da Molygrafit, empresa de lubrificantes com vinte anos no mercado, que apostou no projeto que evita o descarte incorreto e reintroduz os tambores no processo logístico do produto.

Após um processo de avaliação do ciclo do produto, a Braskem detectou a dificuldade de seus clientes em descartar corretamente os tambores de aço, que são grandes e pesados. “Com a iniciativa, os recipientes agora são recolhidos, limpos e têm o acabamento interno e externo refeito, tornando o tambor novo e pronto para ser usado novamente pela Braskem como embalagem de PIB”, conta Eduardo Perez, Diretor da área de Especialidades & Renováveis na Braskem.

Em parceria, Braskem e Molygrafit realizaram uma série de testes ao longo de 1 ano para garantir a integridade, qualidade e segurança do tambor destinado para reutilização no transporte de PIB. Já estão circulando 200 tambores reutilizados, e o objetivo é expandir o projeto para outros clientes da Braskem.

PIB Braskem

Versátil e atóxico, o PIB Braskem (Poliisobuteno) é utilizado na fabricação de diversos produtos, como lubrificantes, embalagens, adesivos e cosméticos, seja para dar mais brilho, ajustar a viscosidade, promover adesividade ou atuar como agente dispersante. Como aditivo, ele proporciona melhor aderência e modifica a viscosidade dos demais produtos.

Já como óleo base, em função de sua alta pureza, é aplicado em compressores e equipamentos de alta performance, como em usinas e indústrias químicas. Na agropecuária, ele pode ser aplicado no wrap, solução em plástico usada para silagem, método utilizado para a conservação de alimento para o gado. Com ele, o filme de plástico ganha mais resistência à tensão, alongamento e alta adesividade. Além disso, aumenta a barreira de oxigênio, conservando o alimento por mais tempo.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.twitter.com/BraskemSA

CDN Com,.


Compartilhar