Você é um profissional de Finanças 5.0? Este é o perfil mais buscado pelas empresas neste momento

Você é um profissional de Finanças 5.0? Este é o perfil mais buscado pelas empresas neste momento

6 de abril de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Saiba quais são as habilidades desejadas pelo mercado para esse tipo de especialista  

Não basta apenas ter o domínio de planilhas, análises financeiras e cálculos. O que as empresas buscam agora em um profissional de finanças são pessoas que estejam mais próximas à área de tecnologia e tenham conhecimento de sistemas, análise de dados, inteligência artificial, cibersegurança, automação e linguagens de programação. Este é o chamado especialista em Finanças 5.0, novo perfil desejado pelas empresas. Segundo levantamento da Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup, mais empresas estão de olho nesse tipo de profissional.

“O mercado financeiro está cada vez mais próximo da tecnologia, provocando uma corrida das empresas do setor em busca de profissionais que contribuam para aumentar a eficiência operacional e desenvolver novos produtos e serviços financeiros. A adoção de novas tecnologias pelo setor tem possibilitado a automatização de processos financeiros, a análise de dados em grande escala para tomada de decisão baseada em evidências, além da personalização da experiência do cliente. Áreas consideradas transacionais, como contabilidade e fiscal, passarão por um forte investimento em automação”, afirma Lucas Papa, gerente executivo da Michael Page.

Meios de pagamentos digitais; chatbots de inteligência artificial para solucionar problemas ou realizar transações financeiras; análise de dados para entender padrões de comportamento dos clientes; empréstimos online; e investimentos automatizados, também conhecidos como “robô-advisors”, que usam algoritmos para criar e gerenciar carteiras de investimentos personalizadas, são algumas das inovações existentes no mercado financeiro.

“Quanto às habilidades comportamentais, será requisitado ao profissional de Finanças 5.0 ter foco no cliente, pensamento criativo para encontrar soluções simples para problemas complexos, além de trabalhar em equipe com interface com profissionais de tecnologia em um mesmo projeto”, diz Papa.

Para estruturar equipes que acompanhem as transformações digitais no setor financeiro, as empresas poderão investir na capacitação de seus funcionários, por meio de treinamentos e oportunidades de aprendizado para desenvolver habilidades técnicas e soft skills; ou contratar profissionais do mercado.  

Sobre a Michael Page

A Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado. Fundada na Inglaterra em 1976, é especializada em recrutar candidatos em middle e top management, em todo o mundo, sendo a consultoria de recrutamento líder e pioneira na América Latina. Atualmente possui mais de 5.400 colaboradores em 36 países.  

Conteúdo.Net


Compartilhar