1º de Maio Unificado das centrais sindicais será no Vale do Anhangabaú (SP)

1º de Maio Unificado das centrais sindicais será no Vale do Anhangabaú (SP)

30 de abril de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O 1º de Maio Unificado, de 2023, das centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical (Classe Trabalhadora), CSB, Nova Central e Pública será, a partir das 10 horas, no Vale do Anhangabaú, região central da cidade de São Paulo.

Em 2023, o lema será “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”.  As centrais levam às ruas 15 reivindicações que tratam desde a política de valorização do salário mínimo até a regulamentação do trabalho por aplicativos e a defesa das empresas públicas (confira a pauta completa no final do texto).

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destaca que o 1º de Maio é uma data para homenagear os trabalhadores e trabalhadoras e mobilizar toda a sociedade para avançar na conquista de direitos trabalhistas e sociais. “Vamos juntos mobilizar a sociedade para garantir empregos de qualidade, direitos e renda para todos.”

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), reforça que este será um dia de luta por empregos, direitos, renda. “Nossa unidade neste 1º de Maio tem um único objetivo, melhorar a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras do nosso país com a conquista e manutenção dos direitos”.

Na capital paulista, o evento começa às 10h e as centrais aguardam a confirmação das autoridades que irão participar do ato. Além do ato nacional na cidade de São Paulo, várias manifestações unificadas estão previstas em todo país.

Entre as atrações culturais no Vale do Anhangabaú, já estão confirmados os cantores Zé Geraldo, Leci Brandão, Toninho Geraes, Almirizinho, MC Sofia, Edi Rock, Dexter e Sidney Magal. Além de apresentação do grupo bloco Ilú Obá de Min, a discotecagem será com a DJ Maria Teresa.

Veja a seguir as 15 pautas do 1º de Maio Unificado de 2023:

 – Fortalecimento das negociações coletivas
 – Mais empregos e renda
 – Fim dos juros extorsivos
 – Política de valorização do salário mínimo
 – Direitos para todos
 – Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
 – Fortalecimento da democracia
 – Aposentadoria digna
 – Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)
 – Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)
 – Contra o assédio moral, a violência e o racismo
 – Revogação do “Novo” Ensino Médio
 – Desenvolvimento econômico e social
– Regulamentação do trabalho por aplicativos
– Em defesa das empresas públicasMais informações:

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical
Fone: (11) 9 9623-1980

João Carlos Gonçalves (Juruna)
Secretário-geral da Força Sindical
Fone: (11) 9 9974-3547


Compartilhar