ChatGPT provoca aumento no investimento em Inteligência Artificial para 45% dos executivos entrevistados pelo Gartner

17 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

70% das organizações estão atualmente explorando as possibilidades da Inteligência Artificial Generativa 

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia que 45% dos executivos entrevistados para sua mais recente pesquisa global relatam aumento no investimento em Inteligência Artificial incentivado pela publicidade gerada pelo ChatGPT. A pesquisa do Gartner destaca, ainda, que 70% dos líderes afirmam que suas empresas estão explorando as possibilidades da Inteligência Artificial Generativa, enquanto 19% já estão em fase de teste ou de produção. 

“O frenesi em torno da Inteligência Artificial Generativa ​​não mostra sinais de que irá diminuir”, disse Frances Karamouzis, Vice-presidente e Analista do Gartner. “As organizações estão se esforçando para determinar quanto dinheiro investirão em soluções de Inteligência Artificial Generativa, para detectar quais produtos valem a pena, para identificar quando começar e como mitigar os riscos que acompanham essa tecnologia emergente.” 

A pesquisa foi realizada com 2.544 entrevistados entre março e abril deste ano com o objetivo de discutir o impacto corporativo do ChatGPT e da Inteligência Artificial Generativa. Os resultados não representam descobertas globais ou mapeamentos do mercado como um todo, mas trazem uma amostragem relevante. 

Os benefícios da Inteligência Artificial ​​Generativa superam os riscos para 68% dos entrevistados. Apenas 5% dos executivos identificam mais riscos que vantagens, mas podem mudar sua perspectiva à medida que os investimentos se aprofundam. 

“O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, disse Karamouzis. “As organizações provavelmente encontrarão uma série de questões de confiança, risco, segurança, privacidade e ética quando começarem a desenvolver e implantar Inteligência Artificial Generativa”. 

A experiência do cliente é o foco principal dos investimentos em Inteligência Artificial Generativa. Apesar dos contínuos ventos econômicos contrários, apenas 17% dos executivos indicaram a otimização de custos como o principal objetivo dos investimentos na tecnologia. A busca pela melhoria da experiência dos clientes é o foco principal mais comum dos investimentos, citado por 38% dos entrevistados. 

Principais focos de investimentos em Inteligência Artificial Generativa  

(porcentagem de entrevistados) 

Fonte: Gartner (maio de 2023) 

À medida que as organizações começam a experimentar a Inteligência Artificial Generativa, muitas decidem por casos de uso, como melhoria de conteúdo de mídia ou geração de códigos. Embora esses esforços possam gerar um forte valor agregado inicialmente, a Inteligência Artificial Generativa tem um vasto potencial para oferecer suporte a soluções que aprimoram o trabalho desenvolvido por humanos ou máquinas para executar processos de negócios e TI de forma autônoma. 

“Os negócios autônomos, que serão a próxima macro fase da mudança tecnológica, podem mitigar impactos da inflação, escassez de talentos e até crises econômicas”, disse Karamouzis. “CEOs e CIOs que utilizam Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a transformação por meio de novos produtos e modelos de negócios encontrarão grandes oportunidades de crescimento de receita.” 

Sobre o Gartner  

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 organizações, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com

Planin Assessoria Com,.


Compartilhar