Setor de Varejo apresenta baixa adesão à Comunicação Interna; taxa de visualização é de 7 pontos percentuais abaixo da média geral

Setor de Varejo apresenta baixa adesão à Comunicação Interna; taxa de visualização é de 7 pontos percentuais abaixo da média geral

17 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
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Dificuldade em manter uma comunicação clara e consistente, baixa personalização e pouca atenção aos canais adequados de disparo estão entre os principais desafios da área de CI no segmento

De acordo com o  relatório setorial da CI no Varejo, produzido pelo Comunica.In, startup que atua na gestão, mensuração e automação da Comunicação Interna empresarial, mesmo enviando um maior número de comunicados internos em comparação com outros segmentos de mercado, a taxa de visualização no setor de Varejo é de 35,5%, 7 pontos percentuais abaixo da média geral de negócios, que beira os 42%. O grupo tem muito a informar, mas baixo engajamento. Portanto, o grande desafio é aumentar o interesse da base pela comunicação. Mas por que isso acontece? 

A pesquisa, que visa a ser um suporte para a tomada de decisões que podem ditar os próximos passos para o aumento da eficiência da organização, revela três pontos de atenção: o primeiro é a grande dificuldade em manter uma comunicação clara e consistente, o que leva a confusão e fragmentação de informações importantes para a equipe, como por exemplo, uma nova promoção nas lojas ou o lançamento de um novo produto. Além disso, a força de trabalho diversificada exige uma personalização maior dos comunicados, que devem levar em conta a função e área em que o colaborador atua. Por fim, a falta de acesso à informação também é um empecilho que resulta em uma equipe mal informada e que não presta serviços de qualidade.

A partir da análise de 4.892 comunicados em uma base de 61.615 colaboradores (9.197.488 envios totais), dentro do segundo semestre de 2022, o levantamento constatou mais um ponto crítico: no Varejo, o canal mais utilizado para comunicação interna, seguindo a tendência geral do mercado, é o e-mail. Porém, o canal com maior taxa de abertura de comunicados é o WhatsApp, com 50,31%. “Nesse mercado, manter um bom fluxo de informações é essencial. Ter influência é de suma importância para que os resultados do negócio sejam atingidos, impactando em indicadores diretos de vendas, gestão de estoque, adesão a promoções e correções de rota. É preciso acompanhar os hábitos de consumo dos colaboradores para entender qual o melhor caminho para distribuir as informações”, diz Felipe Hotz, CEO do Comunica.In. 

Impactos negativos no setor e caminhos para a solução:

A falta de acesso a informações relevantes é uma das principais causas de baixa produtividade no varejo. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, os funcionários passam em média 1,8 horas por dia procurando informações para desempenhar suas funções, o que equivale a cerca de 9,3 horas por semana, e representa uma grande perda de tempo e recursos. 

Em paralelo, sem uma comunicação interna eficaz, pode haver falta de alinhamento estratégico entre as equipes, o que pode prejudicar a capacidade da empresa de atingir seus objetivos de negócios.

Uma pesquisa da consultoria Deloitte constatou que o desalinhamento estratégico é uma das principais barreiras para o sucesso das empresas. Os dados revelam que apenas 13% dos executivos entrevistados afirmam que suas equipes estão totalmente alinhadas com a estratégia da empresa, o que destaca a importância da comunicação interna para garantir que todos os funcionários estejam cientes dos objetivos de negócios da empresa e trabalhem em conjunto para alcançá-los.

Os caminhos para a solução são diversos. O uso de variáveis para tornar a comunicação mais pessoal e personalizada pode ajudar. Além disso, a utilização de canais instantâneos de comunicação (como o WhatsApp) e a seleção e classificação das informações enviadas para evitar a sobrecarga são outros pontos que merecem atenção. As empresas podem segmentar os envios conforme equipes, cargos e áreas específicas, como vendas, estoque, atendimento ao cliente etc e, assim, ser mais certeiro no envio de comunicados.

“A comunicação interna eficaz é uma das chaves para o sucesso de uma empresa no mercado e, com a evolução da tecnologia, as organizações precisam adotar uma abordagem mais holística e baseada em dados para melhorar sua comunicação interna. A implementação da metodologia de KPIs e o embasamento das tomadas de decisões em dados e indicadores-chave podem ser grandes aliados. No setor de varejo, assim como em outros segmentos, é fundamental que as empresas estejam atualizadas com as últimas tendências de comunicação para permanecerem competitivas”, finaliza Hotz. 

Sobre o Trend Report C.I Varejo

O Trend Report C.I Varejo é um relatório que reúne dados e informações inéditas para a área de RH e comunicação interna do varejo. Para obter as métricas, foram analisados mais de 4 mil comunicados em uma base de 61.615 colaboradores, o que dá mais de 9 milhões de envios totais.

“O Trend Report C.I Varejo é uma análise mais aprofundada do setor, a fim de ajudar as empresas do segmento a recalcular rotas e direcionar mais estrategicamente sua comunicação interna”, conclui Felipe Hotz, CEO e fundador do Comunica.In. O relatório completo está disponível para download gratuito aqui.

Sobre o Comunica.In 

O Comunica.In é uma startup que desenvolve soluções para gestão, automação e mensuração de processos de comunicação para o público interno, focada em destravar a eficiência das equipes para a criação, gerenciamento e otimização de fluxos de comunicação. Premiada entre as 100 Open Startups Brasil, Scale UP Endeavor e selecionada Cubo Itaú, a empresa possui apoio de investidores como: Honey Island Capital, Norte Ventures e Valor Capital Group. Para saber mais acesse o link.

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