Frente Parlamentar da Agropecuária

Frente Parlamentar da Agropecuária

23 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 22/05

No destaque o Presidente da FPA Pedro Lupion – PP/Pr

– O Globo destaca que ‘Lula é agressivo. Fica difícil ter bom relacionamento’, diz líder da bancada do agro. Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária afirma que petista dificulta relação com setor e atrapalha as pontes que Alckmin e Fávaro vêm construindo.
Leia +: http://glo.bo/3q2SYQT

– Folha de S. Paulo ressalta que duas das maiores frentes parlamentares setoriais do Congresso Nacional vão atuar em conjunto para demandar tratamento diferenciado para os setores do agronegócio, comércio e serviços na reforma tributária. As frentes são grupos que reúnem pelo menos um terço dos membros do Poder Legislativo (mínimo de 198 parlamentares, entre deputados e senadores) de vários partidos em torno de um tema.
Leia +: https://bit.ly/43a7EMs

– Portal Metrópoles ressalta que deputados federais da oposição acreditam que a CPI do MST na Câmara poderá alcançar até mesmo alguns parlamentares de esquerda próximos aos sem-terra. A aposta da oposição na CPI, formada quase que exclusivamente por ruralistas, é que a comissão deve encontrar digitais de políticos de esquerda no financiamento ao MST.
Leia +: https://bit.ly/3MurIC6

– IstoÉ, repercute Estadão Conteúdo, e destaca que Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), disse que nenhum governo “com o mínimo de responsabilidade” pode ficar contra o agronegócio. Deputado federal pelo PP do Paraná, Lupion afirmou que as últimas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referindo-se aos organizadores da Agrishow como “fascistas” e “mau caracteres”, prejudicam “e muito” a aproximação com o setor.
Leia +: https://bit.ly/3BLcxQ3

– Folha de S. Paulo divulga que em parceria com organizações de luta pela preservação do meio ambiente, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) está elaborando um dossiê contra Ricardo Salles (PL-SP) e outros deputados que vão compor a CPI instalada no Congresso que tem os ativistas do campo na mira.
Leia +: https://bit.ly/422GqpM

– Globo Rural ressalta que Intercâmbio agrícola é oportunidade para aprendizado e vivência no campo. Semelhante a um intercâmbio tradicional, o agrícola exige.
Leia +: https://bit.ly/3C5Ldwp

– Valor Econômico divulga que com importação crescente, nova crise bate à porta do setor de leite. Para Lactalis, líder do mercado nacional de lácteos, se consumo não aumentar na mesma proporção das compras no exterior, vai sobrar leite.
Leia +: http://glo.bo/3oh7BzB

– Globo Rural destaca que no G7, Brasil assina declaração conjunta para garantir segurança alimentar. O documento apresenta propostas para erradicar a fome no mundo com oferta de alimentos baratos, seguros e provenientes de sistemas agrícolas sustentáveis.
Leia +: https://bit.ly/43hoSr7

– Broadcast Agro, do Estadão, ressalta que o Conselho Nacional do Café (CNC) e o governo federal chegaram a um denominador comum para solucionar o problema da contratação de mão de obra safrista. Trata-se do “Acordo pela adoção de boas práticas trabalhistas e condições de trabalho decente na cafeicultura no Estado de Minas Gerais”, cuja divulgação do documento deverá ocorrer dias 5 e 6 de junho, em Belo Horizonte (MG), informa o CNC.
Leia +: https://bit.ly/3pVVRmh

– Globo Rural divulga que novas culturas prometem democratizar cadeia de biocombustíveis. Testes com matérias-primas alternativas à soja e ao milho apresentam maior produtividade em menor área em regiões de baixo potencial agronômico.
Leia +: https://bit.ly/3q01wrN

– Valor Econômico destaca que governo quer metodologia própria para regular mercado de carbono. Novo arcabouço legal para o assunto está em discussão em um grupo liderado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Leia +: http://glo.bo/3OsR0TR

– Valor Econômico noticia que apesar de estar com base parlamentar dividida, o governo espera aprovar, esta semana, o projeto de lei com a nova regra fiscal. A votação está prevista para acontecer na próxima quarta-feira (24), mas o relator do arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), não descarta fazer mais mudanças e ajustes em seu parecer final até a análise pelo plenário da Câmara.
Leia +: http://glo.bo/3BLk69t

– Folha de S. Paulo diz que o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou neste domingo (21), em manifestação de apoiadores, que vai lutar por um país em que “lugar de corrupto não é na Presidência da República”. “Enquanto tiver sangue correndo nessas veias, eu vou lutar pelo nosso país, eu vou lutar por vocês. Agora quero convidar vocês a lutarem junto, porque a minha força é a sua força”, afirmou durante ato contra a cassação de seu mandato realizado em frente à sede do Ministério Público Federal, no centro de Curitiba.
Leia +: https://bit.ly/3oln0ia

– CNN Brasil fala que nas próximas semanas o Palácio do Planalto deve enfrentar desafios diante de movimentações de alas do Congresso Nacional para reverter temas importantes ao Executivo. As dificuldades de articulação da base aliada já se mostraram nos resultados de votações tidas como testes para a relação do Executivo com o Congresso.
Leia +: https://bit.ly/3Iwh390

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com

Compartilhar