Megaleite 2023 terá encontro sobre pecuária leiteira para mulheres

Megaleite 2023 terá encontro sobre pecuária leiteira para mulheres

29 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento tem como objetivo despertar o interesse feminino pela a seleção da raça bovina Girolando

As mulheres terão um evento especial durante a Megaleite 2023, maior exposição de pecuária leiteira da América Latina que acontecerá de 7 a 10 de junho em Belo Horizonte/MG.

A diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Tatiane Tetzner, compartilhará sua experiência técnica sobre a raça com mulheres de várias partes do Brasil e de outros países que estiverem visitando a feira.

O encontro “Prosa Boa de Girolando para Mulheres” será realizado no dia 9 de junho, a partir das 10h, no estande dos Núcleos de Fomento, no Parque da Gameleira.

As participantes terão a oportunidade de conhecer as principais características dos animais Girolando, bem como seu potencial produtivo e avanços.

De origem brasileira, a raça responde por 80% do leite produzido no país e é uma das maiores em comercialização de sêmen.

Médica-veterinária, Tatiane tem longa experiência com a raça Girolando, com atuações como jurada em exposições no Brasil e em países da América Latina. 

Ela ainda comanda a empresa Padma Consultoria Pecuária, onde atua na evolução genética de rebanhos leiteiros.

Na Associação, coordena o projeto internacional Brazilian Girolando, cujo objetivo é fomentar a raça e as tecnologias da pecuária leiteira em toda a América Latina.

Segundo Tatiane, a proposta do curso é apresentar noções básicas sobre a raça, para despertar nas mulheres o interesse em começar a olhar para as vacas a partir de uma ótica diferente, de avaliação, e assim tomar gosto para aprimorar os conceitos do Girolando.

“O acesso à informação é o caminho para a mulher ampliar sua participação em qualquer atividade profissional e no agro não é diferente. Por isso, é um orgulho ter a oportunidade de dividir os conhecimentos que adquiri ao longo de minha carreira com as mulheres interessadas em se capacitarem para atuar com excelência na pecuária leiteira”, diz a diretora da Girolando.

De acordo com a diretora do Núcleo de Criadores Girolando das Gerais, Marina Diniz, a proposta do evento é levar mais informações sobre a seleção da raça para esse público.

“A participação feminina na criação de Girolando vem crescendo nos últimos anos, mas queremos ampliar ainda mais o número de criadoras, pois elas podem dar grande contribuição para o avanço da raça”, diz Marina, uma das organizadoras do evento.

As participantes poderão ainda contribuir com entidades sociais, levando, no dia do evento, um litro de leite ou mais. O “Prosa Boa de Girolando para Mulheres” é uma realização do Núcleo das Gerais em parceria com a Associação de Girolando.

As pessoas interessadas podem enviar os dados pessoais (nome e contato) para o e-mail marinadiniz@yahoo.com. A participação é gratuita. Mais informações: 34 9 8426-6946.

Sobre a Megaleite 2023

A 18ª edição da Megaleite terá em sua programação competições de bovinos, palestras técnicas, leilões de bovinos, mini fazendinha, Festival do Queijo, lançamentos de tecnologias e de Sumário de Touros, Congresso da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, reunião da Câmara Setorial do Leite da CEPA/SEAPA, 6º Encontro Regional Reunião do Conseleite-Minas, reunião da Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG/SENAR, dentre outros eventos.

A programação completa está disponível no site da Megaleite (www.megaleite.com.br).

A feira é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.


Compartilhar