Via Certa Educação Profissional lança cursos para formação de carreira de jovens

Via Certa Educação Profissional lança cursos para formação de carreira de jovens

5 de junho de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Área de tecnologia se destaca por carência de profissionais no mercado

Muito mais que uma ferramenta para ocupar o tempo dos filhos, muitos pais têm buscado, cada vez mais cedo, cursos profissionalizantes para os jovens. A dica de especialistas do setor é que ao investir nesses cursos, a família leve em conta a escolha dos filhos, inclusive aptidões. Assim, os jovens se identificam com áreas que podem se tornar sua fonte de renda no futuro.

Foi pensando nesse cenário que despertou o interesse da franquia Via Certa Educação Profissional em lançar três cursos voltados a alunos entre 11 e 17 anos. “É interessante os jovens vivenciarem atividades fora do convívio escolar, principalmente quando envolve uma carreira profissional. Nesses novos cursos, todos usam uma linguagem apropriada conforme a idade dos estudantes. O interessante é que esses jovens desenvolvem habilidades, algumas que nem percebiam que tinham, além de aproveitar novas áreas do conhecimento. É como um empurrãozinho para ajudar os jovens a descobrirem sua profissão”, avalia Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa Educação Profissional.

Cursos para formação

Comunicação e liderança são habilidades necessárias para o mercado de trabalho atual e também futuro. Essas características despertam o interesse das empresas ao recrutar para empregos e estágios.

Conheça os novos cursos disponibilizados pela Via Certa ao público jovem e que têm duração média de 3 anos:

●       Talento do futuro (nível 2): esse curso é indicado para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade. O jovem aprenderá os princípios básicos e mais avançados da informática. Além disso, o conteúdo de administração e vendas prepara o aluno para dominar qualquer área no futuro mercado de trabalho. Durante as aulas, os alunos aprenderão áreas como: Windows; Power BI; Manutenção de computadores e redes; lógica de programação; photoshop; youtuber; atendimento ao cliente; secretariado; meu novo emprego; empreendedorismo, entre outros. Esse curso tem duração de três anos (273 horas).

●       Assistente de TI e Programador:  trata-se de um curso bem completo na área de tecnologia da informação. Além de informática básica, o curso se aprofunda em questões mais complexas na área da programação, tornando assim um mix completo de aprendizado em tecnologia, pronto para enfrentar qualquer desafio no futuro. O curso tem duração de três anos, com carga horária de 265 horas. Indicado para adolescentes de 14 a 17 anos, nele o aluno aprenderá sobre Power BI; manutenção de computadores e redes; banco de dados oracle; HTML 5 + CSS3; PHP; UML; Java para desktop módulo 1 e 2; Java web; logística de programação orientada a objetos; programador mobile, entre outras disciplinas.

●       Auxiliar de tecnologia e administração: além de informática, o curso apresenta conteúdo na área administrativa financeira, secretariado e empreendedorismo, tornando assim um mix completo de aprendizado pronto para enfrentar qualquer desafio no futuro. No curso o adolescente aprenderá sobre gestão de pessoas; administração financeira; matemática financeira; empreendedorismo módulo 1, 2, 3 e 4; secretariado; meu novo emprego; propaganda e marketing; assistente contábil; etc. Esse curso é indicado para adolescentes entre 14 e 17 anos, com duração de três anos para conclusão (287 horas).

“Mesmo que no futuro esse jovem não siga alguma dessas áreas ele terá aprendido alguma habilidade que poderá levar para sua carreira, o que acaba tornando úteis os cursos para jovens. Inclusive, com a possibilidade de conquistar uma boa posição no mercado de trabalho”, enfatiza Marchi.

Falta de mão de obra abre oportunidades

Com mais vagas ofertadas do que candidatos disponíveis, não é de hoje que a falta de mão de obra especializada no setor de tecnologia é a pedra no sapato de muitas empresas que estão com vagas de trabalho em aberto, mas não encontram profissionais qualificados para ocupá-las.

De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais (Brasscom), 530 mil vagas de trabalho serão criadas no Brasil até 2025 no setor de TI, porém, elas não serão totalmente preenchidas.

“A área de tecnologia é uma das mais complicadas em encontrar mão de obra especializada, e olha que é um mercado que paga bem. Analisando todo esse cenário, essa pode ser uma oportunidade para os jovens que estão chegando em encontrar nos estudos essa capacitação que o setor tanto busca. Tudo isso é devido essa transformação digital que o mundo vem passando, o que faz aumentar a demanda por profissionais na área. A pandemia acelerou esse processo e disparou o número de vagas em aberto. Sem dúvida, um aluno que buscou uma especialização conseguirá muito mais rápido uma vaga de emprego”, finaliza o diretor executivo.

Aulas Flex

A Via Certa conta com aulas no Sistema Flex, onde o aluno pode optar em fazer as aulas na plataforma 100% em casa ou onde estiver, bem como também na própria unidade da franquia, ou até mesmo, uma parte online e outra parte na escola, tudo a livre escolha do aluno.

Atualmente a Via Certa conta com mais de 40 cursos voltados para as áreas de administração e vendas; beleza e estética; gastronomia; idiomas; indústria e energia; informática e tecnologia; reforço escolar e saúde.

Sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa Educação Profissional é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 40 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são 50 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 84 mil na modalidade física.

www.viacertacursos.com.br/

Fatos & Ideias Com,.


Compartilhar