CEO da Danfoss convoca ministros na Conferência da IEA para mudar narrativa política e priorizar a implementação de políticas de eficiência energética

CEO da Danfoss convoca ministros na Conferência da IEA para mudar narrativa política e priorizar a implementação de políticas de eficiência energética

17 de junho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

CEO da Danfoss convoca ministros na Conferência da IEA para mudar narrativa política
Divulgação

Kim Fausing destaca a eficiência energética como uma ferramenta fundamental para reduzir a demanda por energia, garantir a segurança energética e mitigar as mudanças climáticas, mas destaca que continua a ser ignorada no discurso das políticas Net Zero.

O presidente e CEO da Danfoss, Kim Fausing, pediu aos ministros mundiais de energia e clima que façam mais para implementar e executar políticas de eficiência energética como uma ferramenta fundamental para reduzir a demanda de energia, garantir a segurança energética e mitigar as mudanças climáticas.

Em seu discurso na 8ª Conferência Global Anual sobre Eficiência Energética da Agência Internacional de Energia (IEA), em Versalhes, França, Fausing refletiu sobre o progresso conquistado desde o ano em que a conferência foi realizada em Sønderborg, Dinamarca, e onde o Plano de Ação de Sønderborg foi adotado.

Kim Fausing disse: “Em Sønderborg, há um ano, provamos que, sem sombra de dúvida, o valor da redução da demanda por energia, em conjunto com o aumento da oferta, constitui um componente essencial, mas negligenciado, da transição energética.

E mostramos que isso também é bom para os negócios, com a maior parte das soluções obtendo o retorno do investimento em menos de 3 anos. De fato, o Dr. Fatih Birol batizou Sønderborg como a capital global da eficiência energética.

Este foi certamente um ponto de inflexão, mas agora não é hora de descansar. Em vez disso, é o momento de implementar, executar e acompanhar a eficiência energética e a produtividade das máquinas.”

Embora o progresso da eficiência energética global tenha atingido 2,2% em 2022, o dobro da média dos cinco anos anteriores, tal valor ainda está muito aquém das melhorias necessárias de 4% anuais para o período 2020-2030, para permitir que o mundo alcance as metas climáticas do Acordo de Paris.

A demanda global por energia cresceu 1% em 2022. Sem os avanços obtidos na eficiência energética, a IEA afirma que isso teria sido quase três vezes maior.

Fausing destaca que o desenvolvimento de fontes alternativas de energia continua a diminuir os esforços para reduzir a demanda energética por meio de medidas mais eficientes e pediu uma análise atualizada sobre a eficiência energética.

Apresentando o conceito de “eficiência energética 2.0”, ele afirma que é muito mais do que simplesmente reduzir a demanda, devendo se tornar ainda mais importante conforme se acelera a transição para energia limpa.

O mundo precisa de soluções digitais, como IoT e IA, para criar a flexibilidade que os sistemas de energia exigirão à medida em que aumenta a parcela de energias renováveis.

 “A IEA batizou esta década de década da ação, e com razão. A eficiência energética 2.0 significa o uso da eletrificação e integração setorial para utilizar a nossa energia de maneira mais inteligente, combinando oferta e demanda.

Sabemos que o excesso de calor na UE – proveniente dos supermercados, data centers, indústrias, estações de tratamento de efluentes – corresponde à demanda total de energia para água quente em edifícios residenciais e comerciais.

Ainda assim, ela é praticamente inutilizada. Em outras palavras, não haverá um futuro Net Zero sem eficiência energética”, finaliza Fausing.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente.

Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada.

Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil.

Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países.

Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Para mais informação:

Press à Porter Gestão de Imagem – Tel: (11) 3813-1344 r. 33 / (11) 97329-8776

Felipe Rariz – felipe@pressaporter.com.br

Gustavo Diamantino – gustavo@pressaporter.com.br


Compartilhar