Senador Nelsinho Trad repudia tragédia escolar no Paraná, consegue aprovar projeto que garante mais tecnologia em escolas e apoia novas regras de segurança em ambiente estudantil

Senador Nelsinho Trad repudia tragédia escolar no Paraná, consegue aprovar projeto que garante mais tecnologia em escolas e apoia novas regras de segurança em ambiente estudantil

21 de junho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) repudia casos de violência em escolas e apoia projetos de lei para impedir novos ataques. Nesta manhã, fez sua manifestação, no Senado Federal, dando apoio à aprovação do projeto de lei (PL 2.256/2019) com normas para a segurança escolar. O parlamentar também conseguiu, nesta terça-feira, como relator, que fosse aprovado na Comissão de Educação e Cultura o PL 2666/2021, que dá prioridade a escolas no uso de equipamentos apreendidos em operações policiais. “Tudo para melhorar a tecnologia em unidades escolares e impedir esses ataques. Essa situação (tragédia na escola do Paraná) nos deixa assustados, não podemos permitir”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.

Nessa segunda, ex-aluno de 21 anos invadiu um colégio em Cambé, no Paraná, e atirou contra estudantes, causando a morte de Luan Augusto, 16 anos, e de Karoline Verri Alves, de 17. Segundo a polícia, o autor dos disparos entrou na instituição alegando que precisaria de documentos e, após entrar no colégio, escolheu as vítimas aleatoriamente, fazendo pelo menos 16 disparos. Ele foi preso em flagrante e a polícia apreendeu uma arma, carregadores de revólver e uma machadinha. Um caderno com anotações sobre ataques em escolas, incluindo o ocorrido em Suzano, São Paulo, também foi encontrado com o suspeito.

Normas para segurança escolar 

A Comissão de Educação aprovou o projeto com as normas para segurança escolar. Entre as medidas propostas, estão o controle de entrada e saída de pessoas e treinamento com simulações de situações de emergência. O PL 2256/2019 estabelece medidas que todos os estabelecimentos de ensino precisariam seguir: controle de entrada e saída de pessoas por meio de recursos tecnológicos, treinamento de situações de emergência para toda a comunidade escolar e desenvolvimento de procedimentos de segurança. O projeto também dispõe que, caso um ex-aluno ou ex-funcionário da escola apresente sinais de comportamento que recomendem “acompanhamento especial”, o estabelecimento de ensino deverá acionar os serviços de segurança pública e de saúde mental.

No último dia 18 de maio, em Campo Grande, a mãe de um aluno da Escola Municipal Bernardo Franco Baís foi vítima de um ataque de arma branca por um ex-aluno da instituição. “A gente tem que tentar buscar alternativas punitivas, educativas, para que isso seja coisa do passado, isso não pode mais se repetir nos ambientes escolares do país”, disse o senador Nelsinho Trad.

Neiba Yukime Ota Marinho

Em tempo: Segundo o Jornal da Globo o assassino dos dois estudantes amanheceu morto na sela onde estava preso.


Compartilhar