Upgrade para o aço Hardox® 500 Tuf incrementa em 20% a vida útil de caçamba meia cana, tornando-a mais leve, mais resistente e com melhor desempenho

Upgrade para o aço Hardox® 500 Tuf incrementa em 20% a vida útil de caçamba meia cana, tornando-a mais leve, mais resistente e com melhor desempenho

21 de junho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Implementos São Paulo, empresa do Rio Grande do Norte, substitui aço Hardox® 450 e desenvolve equipamento com o aço de última geração Hardox® 500 Tuf: além da redução do peso, reduziu o custo de transporte e aumentou a carga útil

Pensando em atender o mercado nordestino, onde a indústria salineira é uma das principais atividades econômicas de todo o litoral setentrional potiguar, a Implementos São Paulo, empresa da cidade de Mossoró que foi fundada há 16 anos para suprir a demanda de reparos em caminhões na rota onde 97% do sal é produzido, optou por incorporar o aço Hardox® 500 Tuf em uma caçamba meia cana em substituição ao material Hardox® 450, usado originalmente no equipamento há mais de dez anos.

Caçambas mais leves e resistentes são importantes neste cenário e o upgrade rendeu outros benefícios como maior durabilidade, maior produtividade e redução do consumo de pneus e combustíveis, dois dos principais custos nestas operações.

“O que nos levou a adotar o aço Hardox® 500 Tuf foram as informações sobre o produto, que o torna único no mercado. Trabalhamos há décadas com o Hardox® 450 e quando chega algo novo para substituir um projeto já consolidado, ficamos com uma interrogação. Mas, avaliamos junto ao suporte da SSAB, fizemos pesquisas e estudos e foi uma aposta positiva”, diz Matusalém Silva Oliveira, da área comercial da Implementos São Paulo. “O relato de empresários é de que a caçamba ficou com um desempenho melhor, muito mais resistente e mais leve”, completa.

Notícia boa voa

Na região em que a empresa atua, os aços da SSAB são bem conhecidos. “Morar num lugar pequeno tem suas vantagens: esse empresário que comprou a caçamba comenta com outro e assim, passa a informação, tornando-se um formador de opinião”, avalia Matusalém.

“Influencia muito na opinião de outros possíveis compradores. É a mesma meia cana, mas com um upgrade muito importante. Então, a busca está sendo positiva”.

Produto diferenciado

“A diferença é gigantesca. Sabemos que o nosso equipamento é o melhor com o uso do aço Hardox® 500 Tuf. Não há comparação entre uma caçamba com o aço Hardox® e uma caçamba com aço comum. Aqui em Mossoró, são 80 caçambas trabalhando com o aço Hardox® 450 e hoje estamos implementando o Hardox® 500 Tuf. Tenho relatos de diretores e lojistas que demonstraram arrependimento de não ter unificado a frota de caminhões com o aço Hardox®, mas sim, com a caçamba da concorrência, que não era aço da SSAB”.

Alteração de espessura com o uso do Hardox® 500 Tuf

Matusalém comenta que houve mudança no equipamento em relação à espessura, o que melhorou o atendimento aos clientes.

“Usávamos o material Hardox® 450 com espessura do fundo de 10 mm e a lateral de 8 mm. Com o upgrade em termos de peso e qualificação, passamos a usar 8 mm no fundo e 6 mm a lateral. Diminuímos a espessura e continuamos com a mesma qualidade ou até melhor”.

Suporte e equipe preparada

De acordo com o executivo, o feedback da SSAB é muito proativo, que entram prontamente em contato com os projetistas quando há algum tipo de questionamento.

“Surgiu uma dúvida na montagem do primeiro lote, sobre reforços de solda em uma chapa para unir duas peças e o retorno do time técnico da SSAB foi muito rápido e eficiente: não era preciso a soldagem e nem a chapa adicional, foi algo extraordinário, era como se não tivesse a chapa. É um sucesso”.

“A parceria é melhor do que um bom negócio”

A Implementos São Paulo é parceira da SSAB há 15 anos. “Estamos muito satisfeitos com todo atendimento e todo material. O índice de reclamação é zero. Nós elogiamos, recomendamos e a tendência é trabalharmos por muitos anos com a SSAB”, afirma o executivo.

Mais informações para a imprensa – SSAB

COMMUNICA BRASIL

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br / 11 99173-9120

Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br / 11 98672-6959

www.communicabrasil.com.br

A SSAB é uma empresa nórdica de produção de aços com unidade produtiva também nos EUA. A SSAB oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em estreita colaboração com os seus clientes para criar um mundo mais forte, mais leve e mais sustentável.

Tem funcionários em mais de 50 países e conta com instalações de produção na Suécia, Finlândia e nos Estados Unidos.

A SSAB está cotada na Bolsa de Valores Nórdica de Estocolmo, Nasdaq, e na Nasdaq em Helsinque. www.ssab.com.br.

Junte-se a nós também nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube


Compartilhar