Bancada pede que Temer edite MP para permitir nova parceria à Rota do Oeste

Da Redação – RD News

Marcos Corrêa

Bancada federal de Mato Grosso e representantes do agronegócio estiveram com presidente Michel Temer (PMDB)

A bancada federal se reuniu com o presidente Michel Temer (PMDB) para discutir sobre obras de infraestrutura para o Mato Grosso. Uma das demandas diz respeito à BR-163, rodovia concedida para a Rota do Oeste, empresa do grupo Odebrecht, que perdeu sua capacidade de investimentos em função das investigações da Operação Lava Jato.

A expectativa é que a Rota do Oeste seja contemplada na Medida Provisória nº 800/2017, que amplia o prazo para que as empresas concessionárias façam investimentos. A bancada solicitou ao presidente Temer que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) edite uma portaria permitindo que um novo parceiro entre na concessão da Rota do Oeste, com capacidade de buscar recursos para investimento no mercado.

“Toda a população tem um incômodo com a cobrança do pedágio enquanto as obras de duplicação estão paralisadas, principalmente, no trecho entre Posto Gil e Sinop. A entrada de um novo parceiro vai permitir que a empresa retome as obras e dê manutenção na BR-163”, diz o senador Cidinho Santos (PR).

A bancada também solicitou celeridade no processo de licenciamento ambiental nas obras da BR-242 entre Nova Ubiratã e Querência. O presidente Temer se prontificou a levar a demanda ao ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, à presidente do Ibama, Suely Araújo, e à Advocacia Geral da União para eliminar os entraves.

Um terceiro assunto foi a regularização fundiária, objeto de medida provisória aprovada pelo Congresso Nacional. A bancada solicitou que o Incra edite portaria para a implantação da decisão.

Por fim, os parlamentares mato-grossenses apresentaram ao presidente Temer a proposta de construção de um centro de eventos no Parque de Exposições de Cuiabá, para a realização de feiras tecnológicas, exposições e cursos de capacitação.

“A ideia é transformar Cuiabá num centro de agronegócios do Brasil, que realize eventos no nível da Agrishow, em Ribeirão Preto, e da Expointer, no Rio Grande do Sul. O presidente sinalizou positivamente e encaminhou o projeto ao ministro Blairo Maggi”, explica Cidinho.

Estiveram presentes o ministro Moreira Franco, o senador José Medeiros (Podemos), os deputados federais Victorio Galli (PSC), Nilson Leitão (PSDB), Ezequiel Fonseca (PP), Carlos Bezerra (PMDB), Rogério Silva (PMDB), Fábio Garcia (PSB) e Adilton Sachetti (PSB), o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, e do presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), Mário Cândia. (Assessoria de Cidinho)