Economia de locação na construção civil ajuda a impulsionar o setor no país

22 de junho de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Tendência de aluguel de equipamentos é um dos destaques do Concrete Show, evento da cadeia construtiva que acontece em agosto

A notável expansão do mercado de locação no país tem sido impulsionada por uma nova geração de consumidores que prioriza o acesso à utilização de bens móveis e deixa de lado o conceito de propriedade. No setor de construção civil, não é diferente. De acordo com a Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC), estima-se que existam aproximadamente 20.000 locadoras no Brasil apenas na área de equipamentos de linha leve.

“O cenário atual do mercado de locação no país é promissor. O segmento teve um forte crescimento em 2020 e 2022, acompanhando o ritmo da construção civil que registrou um aumento de 17,7%, em comparação com os 8,2% da economia brasileira no mesmo período. Além disso, o surgimento de muitas locadoras novas e a geração de mais de 210 mil empregos evidenciam o aquecimento desse mercado”, afirma o presidente da ALEC, Alexandre Forjaz. 

Ele também alerta que para enfrentar a competitividade deste mercado é fundamental que as locadoras mantenham-se atualizadas, com o investimento em capacitação da equipe, o estabelecimento de parcerias estratégicas e oferta de soluções personalizadas aos clientes. “O conceito de locação vem sendo consolidado e seus inúmeros benefícios são cada vez mais evidentes”, disse o presidente da ALEC. Entre as vantagens da locação para as construtoras, por exemplo, estão a redução de custos de aquisição e manutenção, a otimização de logística e do espaço para armazenagem e ainda a sustentabilidade, uma vez que alguns equipamentos são utilizados poucas vezes em relação a sua vida útil.

O perfil das empresas locadoras associadas à ALEC engloba desde pequenas e médias empresas familiares até grandes corporações do setor de locação de equipamentos. Essas empresas buscam aprimorar seus negócios por meio do acesso a uma rede de contatos, participação em eventos, capacitação e treinamento, além do suporte da associação na defesa de seus interesses.

Essa tendência de locação de equipamentos para a construção civil será uma das temáticas de destaque do Concrete Show, evento da cadeia construtiva, que acontece de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista. No Congresso ‘Construindo o Conhecimento’ será realizado o seminário ‘Alugar São Paulo’, organizado pela ALEC, para debater as perspectivas deste segmento. As informações sobre a programação completa e as inscrições para o ‘Construindo o Conhecimento’ estão disponíveis no site do evento.

“A expectativa para a participação nesta edição do Concrete Show é muito positiva, considerando os dados do mercado e a importância do evento para o setor de construção civil e de locação de equipamentos. A ALEC pretende apresentar os desafios e oportunidades do setor, onde serão abordados temas relevantes como Perspectivas e Tendências para o Setor da Construção Civil, Cases de Sucesso, Ponto de Equilíbrio na Manutenção da Frota, Passo a Passo de Combate à Fraude, uma das grandes dores dos locadores e muito mais”, revela Forjaz.

Serviço: Concrete Show 2023

Data: 8 a 10 de agosto de 2023.

Horário: das 13 às 20 horas.

Local/Endereço: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes na altura do km 1,5, Jabaquara, São Paulo.

Site Oficial: Clique aqui.

Sobre o Concrete Show

O Concrete Show é uma plataforma completa, que abrange todos os setores da cadeia construtiva, gerando negócios, relacionamentos e oferecendo conteúdos de qualidade. Seja no formato presencial ou no digital, o Concrete Show é o ponto de encontro do setor, palco de lançamentos e tendências.

Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br 

Coletivo da Com,.


Compartilhar