Cuidado com os pets requer atenção com a chegada do inverno

Cuidado com os pets requer atenção com a chegada do inverno

22 de junho de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Medidas devem ser adotados para evitar hipotermia, letargia e fraqueza do animal

Com a chegada do inverno, é fundamental lembrar que os animais de estimação também necessitam de atenção e cuidados especiais durante essa estação mais fria. Dina Regis Recaldes Rodrigues Argeropulos Aquino, médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, destaca a importância de adotar precauções adicionais para garantir o conforto e a segurança dos pets nos meses de inverno.

“Quando a temperatura do corpo sofre queda brusca e intensa, o animal pode desenvolver hipotermia. Diferentes espécies têm diferentes estratégias de adaptação ao frio e nem todos os animais são igualmente protegidos do frio, por isso é preciso adaptá-los para terem conforto e sobreviverem às baixas temperaturas. É importante destacar que as doenças de inverno, semelhantemente aos humanos, acometem os pets quando não imunizados. Devido à imunidade mais baixa, filhotes, idosos e animais que dormem fora de casa, sofrem mais com a queda na temperatura e estão mais suscetíveis às doenças respiratórias”, aponta Dina.

Abaixo, estão algumas orientações e dicas valiosas para proporcionar um ambiente seguro para os pets, de acordo com a especialista:

Proteja-os das temperaturas baixas: Assim como nós, os animais de estimação podem sentir frio. Portanto, é importante limitar o tempo que eles passam ao ar livre em dias extremamente frios. Além disso, considere vestir seu pet com roupas adequadas para protegê-lo do frio durante os passeios.

Mantenha-os aquecidos: Ofereça um local quente e aconchegante para seu pet descansar, longe de correntes de ar frio. Considere o uso de cobertores extras para ajudá-los a manter a temperatura corporal adequada.

Mantenha a rotina de exercícios: O inverno pode desencorajar atividades ao ar livre, mas é fundamental manter a rotina de exercícios do seu pet. Isso ajudará a mantê-los ativos e saudáveis durante a estação fria. Considere alternativas como brincadeiras em ambientes internos ou utilize jogos que estimulem o exercício físico.

Alimentação e hidratação adequadas: Durante o inverno, é comum que os pets necessitem de mais calorias para manter a temperatura corporal adequada. Consulte o veterinário para ajustar a dieta do seu pet, se necessário, e certifique-se de que ele esteja bebendo água suficiente para evitar a desidratação.

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência.

Por Camila Crepaldi


Compartilhar