Grupo activas divulga seu segundo Relatório Anual, com destaque à gestão ESG

4 de julho de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

A activas, uma das maiores distribuidoras de resinas termoplásticas do Brasil, lançou no dia 21 de junho o seu Relatório Anual 2022, a segunda edição do documento em que torna públicas as iniciativas e os resultados econômicos, sociais e ambientais de suas atividades.

Esta edição do relatório integra as diretrizes da opção Referenced do GRI Standart, do Global Reporting Initiative, organização internacional independente que avalia os padrões e melhores práticas das empresas na prestação de contas e na comunicação transparente de iniciativas sustentáveis.

O relatório traz indicadores e informações gerais dos negócios e os resultados nos aspectos sociais, ambientais e de governança, definidos como prioritários para a activas. Os resultados apresentados destacam as evoluções da empresa na gestão do negócio e os impactos das ações empregadas ao longo do período, detalhadas conforme orientação do GRI.

O ano de 2022 marca a transição vivida pelas empresas e pela sociedade, em todo o mundo, depois das turbulências motivadas pela pandemia e pela guerra na Ucrânia, que abalou os mercados em todo o mundo”, afirma Laercio Gonçalves, CEO do Grupo activas. “A sociedade precisa que as empresas, instituições e governos valorizem e atuem cada vez mais para melhorar os impactos socioambientais das suas atividades. É necessária uma mudança de paradigma, onde o aspecto financeiro seja visto, sempre, com o mesmo peso das questões relacionadas às pessoas e ao meio ambiente. Mais uma vez, temos que reforçar o equilíbrio do que há muito se conhece como triple bottom line”, afirma.

Depois de mais de três décadas de atividades ininterruptas, a activas segue evoluindo na sua estratégia de posicionamento, iniciada antes da pandemia. Em 2022, a activas tornou-se a primeira empresa de distribuição de plásticos em todo o mundo a ser certificada como Empresa B. O Sistema B, ou B Corp, avalia e qualifica, segundo critérios rígidos de avaliação sustentável, as empresas que equilibram lucro nos negócios e impactos positivos nos campos social e ambiental, promovendo um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo. É um dos certificados mundiais de ESG mais importantes e atualmente contempla, no Brasil, 275 empresas de vários setores.

Neste relatório, destacam-se ainda a ampliação do portfólio de produtos sustentáveis, com a extensão da linha BIOPCR activas, que cresceu 236,6%, e o detalhamento das ações que priorizam o bem-estar e as melhores práticas em Gestão de Pessoas. O bom trabalho nessa área levou a activas a conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o selo GPTW – Great Place to Work, concedido para empresas que promovem ambientes de trabalho positivos, de confiança, que desenvolvem e reconhecem seus times e favorecem a inovação.

Na nossa trajetória em busca das melhores práticas de gestão sustentável, outras iniciativas merecem referência, como a as ações que garantem pelo mesmo 50% de investimentos sociais em projetos de Economia Circular, o desenvolvimento de um programa de ESG voltado para os nossos fornecedores – incluindo a participação deste público de relacionamento em nosso programa de Compliance – , a redução de 5% das emissões relativas de CO2 e a continuidade das ações de compensação de 100% das emissões da nossa frota própria, garantindo a manutenção do selo “Carbono Neutro”.

Outro destaque ambiental são os serviços de logística reversa implantados desde 2021, que tem permitido recolher as sacarias (embalagens da matéria-prima) após o uso feito pelo transformador, direcionando-as para a reutilização ou reciclagem de forma correta, formando um ciclo fechado de produção e consumo. Em 2022, a activas investiu R$ 150 mil em inciativas de logística reversa. Já no aspecto social, cabe chamara a atenção para o número de mulheres nos cargos de liderança, que atingiu a marca de 67% no ano passado, e o lançamento de um novo canal de comunicação, o Portal ESG, que facilita a comunicação sobre os temas socioambientais da empresa.

“Seguimos buscando a excelência nas boas práticas sustentáveis, de forma a sermos um exemplo para o setor do plástico, bem como para atender às demandas cada vez mais urgentes do mercado mundial. As empresas, de qualquer segmento ou porte, só sobreviverão se assumirem de fato seu papel socioambiental na sociedade. Não basta ter bons produtos e serviços, gerar empregos e pagar impostos. É preciso atuar de fato na construção de um mundo melhor”, diz Laercio Gonçalves.

Letras & Fatos Com,.


Compartilhar