Butantan leva projeto de sequenciamento genético dos vírus de influenza e Covid à Baixada Santista

Butantan leva projeto de sequenciamento genético dos vírus de influenza e Covid à Baixada Santista

28 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Agora, Santos e Cubatão participarão do projeto científico CeVIVAS – Centro de para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica; objetivo é aprimorar as vacinas contra os vírus Influenza e SARS-CoV-2

O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e as cidades de Santos e Cubatão participarão de um projeto científico de pesquisa para identificação e sequenciamento genético dos vírus de influenza e SARS-CoV-2.

A Faculdade de Medicina de Cubatão, da Universidade São Judas Tadeu, é a parceira da iniciativa que tem como objetivo aprimorar as vacinas contra os vírus Influenza e SARS-CoV-2 a partir da realização do sequenciamento genético de amostras colhidas em pacientes com síndromes gripais. 

O evento de lançamento contou com a presença do professor da Universidade São Judas Tadeu e Inspirali, Evaldo Stanislau; da diretora de Vigilância Epidemiológica de Santos, Ana Paula Valeiras; da chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão Andreia Quitéria Mota Fragoso; da médica da seção de vigilância de Santos, Thais Cristina Garbelini Salles e da enfermeira do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão, Silvia Domingues dos Santos.

“O Butantan é produtor de vacina e reconhecido por isso. O projeto CeVIVAS que fez com que saíssemos de dentro da universidade e do instituto para chegar mais perto da população por meio das vigilâncias epidemiológicas dos municípios. Agora, queremos acompanhar o que está acontecendo com a Covid-19, com a Influenza e com a Dengue, para termos respostas rápidas para a população e para garantir a atualização do portfólio das nossas vacinas”, declarou Sandra Coccuzzo, coordenadora do CeVIVAS. 

Dr. Evaldo, por sua vez, destacou que o intervalo entre as pandemias está diminuindo e ressaltou a importância da testagem para o manuseio clínico e a vigilância.

“Sou defensor da testagem. É importante testar para tratar, já que os anti-virais para as doenças respiratórias tem prazo para serem iniciados. Testar também é importante para proteger, vigiar e otimizar recursos. Além de identificar os vírus circulantes, o que leva a confirmar a efetividade das vacinas que estamos usando e permitir ao Instituto Butantan, principal produtor da vacina da influenza, a melhoria constante dos imunizantes”, defendeu.

A parceria deve ter duração de cinco anos, período em que as vacinas fabricadas pelo Butantan contra a gripe e a covid-19 levarão em consideração as variantes mais prevalentes dos vírus causadores destas doenças.

Sobre o CeVIVAS

Implementado pelo Instituto Butantan em julho de 2022, o Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS), projeto de pesquisa aprovado na modalidade Centro de Ciências para o Desenvolvimento, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Fundação Butantan.

Este projeto visa, entre outros objetivos, realizar uma constante vigilância genômica não só dos vírus Influenza e SARS-CoV-2, mas também DENV (dengue) e outros vírus circulantes no Estado de São Paulo e no Brasil.


Compartilhar