Ritmo de big tech no crescimento do agro

Ritmo de big tech no crescimento do agro

31 de julho de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Fazenda Esperança de Alegrete (RS) tem aumento de 400% no faturamento em seis anos

Enquanto a Apple, gigante das big techs, cresceu menos de 70% nos últimos seis anos, a Fazenda Esperança, de Alegrete (RS) alcançou 400% de crescimento no mesmo período. Guardadas as proporções, trata-se de um número que impressiona por se tratar de genética na pecuária, que geralmente tem crescimento gradual ao longo dos anos. O resultado vem superando as expectativas e consolida a marca da empresa na genética Braford. 

O aumento de 400% em faturamento tem uma estratégia: o atalho no ganho em genética através de embriões, a construção de uma marca forte e à liderança com coragem e visão empresarial. “Não se trata apenas de ter resultado financeiros. Temos obtido sucesso nos julgamentos da raça e na expansão de nossa genética pelo país, utilizando inovações em gestão, comercialização e biotecnologia”, afirma o CEO da Fazenda Esperança, Raphael Houvayek. 

Quando o empresário assumiu a gestão da empresa, em 2015, trabalhou para mudar a produção, que era de cria, para ciclo completo. “Hoje não produzimos só o terneiro. Em vez de vender, a gente recria. Depois de recriar durante o inverno, a gente termina, leva para outra pastagem de verão e engorda”, afirma o empresário. O abate ocorre entre 18 e 20 meses. A Esperança também apostou na aceleração da genética, que hoje representa 60% do faturamento. A comercialização ocorre em venda de embriões, remate e venda direta de touros e fêmeas na propriedade. “Crescemos em razão desta aceleração e conseguimos levar a marca da Esperança para criadores e investidores de todo o país”, comemora. Como aposta para essa temporada, a empresa realiza Leilão de Embriões no dia 17 de agosto e Leilão de touros, fêmeas e prenhezes, além de Dia de Campo no dia 9 de setembro. Mais informações em instagram/fazendaesperancaalegrete.  

Essa opção por diferentes formatos vem garantindo a visibilidade da fazenda. Em 2022 a Esperança inovou ao levar para a raça Braford a formação de um condomínio de compradores para o Touro Maradona. O investimento dos compradores não tardou a dar retorno. Maradona tem no currículo o título de Reservado Grande Campeão Expointer 2022 e 3º Melhor Macho Nacional Braford de 2022 e, recentemente, sagrou-se Reservado Grande Campeão Nacional Braford 2023. Além de Maradona, outros exemplares da Esperança marcaram presença na exigente pista da Nacional da Associação Brasileira de Hereford e Braford, realizada em maio. Marlboro da Esperança foi Reservado Campeão Júnior e Roseta da Esperança, a terceira melhor terneira. 

Animais criados a pasto

O crescimento e a visibilidade da Esperança, bem como os ganhos na produção de carne com animais precoces, são frutos de investimentos em diferentes áreas como a aceleração da genética com o uso da transferência de embriões, e a criação exclusiva a pasto. Hoje, os animais da fazenda têm 300 hectares de pastagens melhoradas que, mesmo com a estiagem que o Rio Grande do Sul registrou nos últimos anos, atenderam plenamente as doadoras, touros e terneiros da Esperança. 

Sobre a Fazenda Esperança

A Fazenda Esperança é uma empresa familiar, de Alegrete, que já está na quinta geração. Há quase 20 anos iniciou o trabalho na criação de animais da raça Braford, com foco em fêmeas. A intenção é aliar sempre precocidade, rusticidade fertilidade e garantindo eficiência financeira para os clientes. A escolha pela biotecnologia como forma de distribuir essa genética tem como objetivo democratizar a raça e levá-la para todo o país. Com resultados expressivos em julgamentos exigentes, a Fazenda Esperança consolida seu objetivo de busca por eficiência. Um dos braços da empresa é a Universidade Esperança, um portal de educação construído para desenvolver estudantes e profissionais do agronegócio. A missão da Fazenda Esperança é produzir alimento através do agronegócio sustentável, levando inovação e inspiração ao produtor rural.

Por Thais Davila 


Compartilhar