Adoção de caminhões elétricos pela ICL reduz em 26 toneladas a emissão de CO2 / ano

Adoção de caminhões elétricos pela ICL reduz em 26 toneladas a emissão de CO2 / ano

1 de agosto de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Seguindo a estratégia global da companhia, a unidade de São José dos Campos, que implantou o projeto-piloto envolvendo a entrega de seus produtos, também está reutilizando na produção de fertilizante os volumes de fosfato que não atendem às especificações alimentícias e técnicas

São Paulo, 1 de agosto de 2023 – Diversas atividades, iniciativas e investimentos vêm reforçando a estratégia global da ICL de contribuir para um futuro mais sustentável. Entre elas está o projeto da divisão de Aditivos e Ingredientes, em São José dos Campos (SP), que visa reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, a partir da logística de entrega de seus produtos para a Grande São Paulo, realizadas por meio de caminhões 100% elétricos.

Para o projeto, que teve início no ano passado, a ICL contou com a parceria do Bueno Grupo Logística e da Velozter, que ajudaram na estruturação de seus caminhões para colocar em prática a ação. “Em julho de 2022 fizemos o levantamento de fornecedores, e, neste semestre, conseguimos firmar as parcerias e implementar a mudança que almejávamos”, conta o gerente de Materiais Hugo Bonifácio. 

Atualmente, são três caminhões elétricos de quatro toneladas operando – dois da Bueno e um da Velozter –, com autonomia de 200 km. As entregas podem ser feitas em um raio de 100 km, contabilizando-se ida e retorno desses veículos. Segundo o gerente, o objetivo é expandir e alcançar 100% de entrega da frota fracionada de São José dos Campos, em um raio de 100 km, totalmente sustentável. De janeiro a junho, 23% dessa modalidade de entrega foi realizada de forma elétrica.

“Buscamos cada vez mais parceiros que possam inserir caminhões elétricos em nossa operação, mas ainda não é possível 100%, pois o custo de se manter um caminhão elétrico ainda é caro para as empresas de transporte, o que as limita a poucos veículos desses disponíveis.  Mas, gradativamente, iremos subir esse percentual ano a ano”, avisa Bonifácio, que comemora a redução de emissão de 26 toneladas de CO2 / ano.

Desperdício Zero

Baseada no conceito de economia circular, que busca a otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, os times de Supply Chain e Operações da ICL em São José dos Campos também adotaram outras ações, seguindo a estratégia global da companhia. Os volumes de fosfato que não atendem às especificações alimentícias e técnicas, por exemplo, deixaram de ser enviados para aterro sanitário e estão sendo reutilizados na produção de fertilizante. 

“Em 2022, mapeamos os volumes gerados em 2021 e 2022, o que pautou a iniciativa de criação do programa. Neste ano, em uma iniciativa-piloto, nossa meta é reduzir em 30% o volume gerado no ano passado e reaproveitar a ordem de 40 Toneladas de P2O5 em nossa fábrica de fertilizante”, revela Daniel Arantes, gerente Industrial.

Metas de sustentabilidade para 2030

Emissão de gases de efeito estufa

Emissões absolutas de gases de efeito estufa escopo 1 e 2, redução de 30% até 2030 (contra uma linha de base de 2018), e se tornar neutra em carbono até 2050.

Responsabilidade do Funcionário

Promover a responsabilidade ambiental pessoal e o voluntariado entre nossos funcionários.

Uso de energia renovável

Aumentar a participação do consumo de energia renovável para 50% até 2040 (2018 como linha de base)

Alcançar e sustentar a liderança de mercado

Manter e melhorar os rankings de sustentabilidade e índices Ambiental, Social e de Governança (ESG).

Economia circular

Aumentar o impacto da economia circular e da economia de água por meio de uma reciclagem adicional de 3% dos fluxos de resíduos por ano.

Organizações ambientais

Manter um canal aberto de comunicação com as principais organizações ambientais do mundo.

Aquisições sustentáveis

Promovendo aquisições sustentáveis como parte do Ecovadis – programa TFS.

Objetivos anuais:

● Melhorias de avaliação em 60%

● Avaliações válidas – 460

● Novas e reavaliações – 120

Responsabilidade social e comunidades

Apoiar as comunidades contribuindo com 1% do faturamento (antes de impostos) para metas de responsabilidade social e iniciativas comunitárias.

Sobre a ICL

ICL Group Ltd. é uma empresa global líder em minerais especializados, que cria soluções impactantes para os desafios de sustentabilidade da humanidade nos mercados de alimentos, agricultura e indústria. A ICL aproveita seus recursos exclusivos de bromo, potássio e fosfato, sua força de trabalho profissional global e sua P&D focada em sustentabilidade e recursos de inovação tecnológica para impulsionar o crescimento da empresa em seus mercados finais. As ações da ICL são listadas duplamente na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Valores de Tel Aviv (NYSE e TASE: ICL). A empresa emprega mais de 12,5 mil pessoas em todo o mundo e sua receita em 2022 totalizou aproximadamente US$ 10 bilhões. Na América do Sul, a ICL controla as marcas Dimicron, Maximus e Aminoagro. 

Connectare Comunicação – Cláudia Santos


Compartilhar