Aplicativo estimula imaginação infantil e permite criarhistórias com o uso de inteligência artificial

Aplicativo estimula imaginação infantil e permite criarhistórias com o uso de inteligência artificial

1 de agosto de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Voltado a crianças de todas as idades, “HistórIA” foi desenvolvido para uso educacional e lúdico

É desafiadora a tarefa de inserir novas tecnologias no ambiente escolar. Segundo estudo realizado pelo Google em 2023, em parceria com a Educa Insights, mostra que 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar sobre Inteligência Artificial (IA), e que três em cada dez deles já utilizaram ferramentas com a tecnologia.

Para contribuir com esse contexto de forma pedagógica, a Quinyx, fabricante de produtos de tecnologia educacional, lança nesta semana o aplicativo “HistórIA”, ferramenta interativa e multidisciplinar para crianças da Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental.

A proposta é aliar a Educação à inteligência artificial. “Com a ferramenta, as histórias ganham vida por meio da IA, estimulando a imaginação, criatividade e habilidades cognitivas de cada aluno. O aplicativo proporciona ainda um ambiente seguro e educativo, onde os pequenos podem explorar mundos imaginários, aprender valores importantes e aprimorar suas habilidades de leitura de forma divertida e cativante”, explica Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx.

Imagine ser o protagonista de uma aventura emocionante, explorando reinos mágicos e desvendando novos mistérios a cada play? Um prato cheio para estimular a imaginação infantil. A cada nova seleção, a história se transforma, permitindo que as crianças mergulhem em um universo cheio de surpresas e desafios. Com a liberdade de criar e recriar, o aplicativo estimula a criatividade e a expressão individual das crianças, incentivando-as a explorar suas ideias e construir narrativas originais.

“As crianças se tornam autoras de suas próprias histórias, tendo à disposição uma variedade de elementos mágicos, desde personagens encantadores até cenários fantásticos. Ao fazer suas escolhas, a IA entra em ação e transforma esses elementos em uma história inédita e personalizada, criada especialmente para cada pequeno escritor”, explica Liliane.
 

Além de estimular a imaginação, o aplicativo “HistórIA” promove o desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita das crianças, que podem acompanhar a história através de texto ou narração. O aplicativo é compatível com sistema operacional Android 5 ou superior, com fácil acesso por dispositivos digitais nos ambientes escolar e doméstico.
 

Uso na Educação

Segundo a especialista, o jogo também pode ser um importante recurso de aprendizagem. “O professor pode buscar práticas que atendam às necessidades educacionais de cada idade, ampliando objetivos e promovendo o aprendizado de maneira direcionada”, explica Liliane.
 

Já na atuação com educação especial, o aplicativo pode ser uma ferramenta de apoio para desenvolver práticas pedagógicas. “O ‘HistórIA’ pode contribuir para a inclusão, o desenvolvimento de habilidades e o aprendizado significativo das crianças com deficiência”, ressalta a especialista. Algumas formas de trabalhar com esse aplicativo incluem:
 

  • Estímulo à leitura: o professor pode utilizar as histórias interativas do aplicativo para estimular o interesse pela leitura nas crianças, promovendo momentos de leitura em grupo ou individualmente;
     
  • Exploração de temas educacionais: o aplicativo ajuda a explorar temas educacionais relevantes, como valores, ética, ciência, história, entre outros, por meio das histórias disponíveis;
     
  • Avaliação formativa: uso do aplicativo como ferramenta de avaliação formativa, acompanhando o progresso e o desempenho dos alunos de forma mais dinâmica.
     
  • Estímulo à comunicação: uso das histórias interativas para incentivar a comunicação e a interação social e linguagem entre as crianças;
     
  • Abordagem lúdica: histórias interativas do aplicativo como ponto de partida para atividades lúdicas e práticas, favorecendo o interesse das crianças;
     
  • Parceria com a família: além de compartilhar as atividades realizadas no aplicativo, é possível incentivar a continuidade do aprendizado em casa.

E quando o assunto é educação especial, o “HistórIA” também contribui para promoção de uma educação integral e inclusiva:

• Acessibilidade: o aplicativo possui recursos como narração em áudio e legendas para crianças com deficiência auditiva ou visual;

• Trabalho com habilidades motoras: estimula o uso de gestos e toques na tela, auxiliando no desenvolvimento das habilidades motoras finas;

• Integração com materiais concretos: a partir da história criada no aplicativo, é interessante propor uma atividade com objetos sensoriais para proporcionar uma experiência de aprendizado mais completa e significativa;

Sobre a B2G

A B2G é uma empresa focada em negócios para governos e iniciativa privada, com atendimento e envio para todas as regiões do Brasil. Fundada em 2020, com sede em Curitiba (PR), atua no fornecimento de aparelhos e ferramentas tecnológicas educacionais, como mesas digitais interativas, lousas interativas, totens, displays e outros equipamentos personalizados.

Assessoria de Imprensa B2G

Agência MAVERICK 360

André Nunes


Compartilhar