BRASILÂNDIA REDUZ O ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

A Secretaria de Saúde de Brasilândia, por meio do setor de Controle de Endemias, divulgou, nesta semana, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), recolhido entre os dias 30 de outubro a 1 de novembro. O número apontou o índice de infestação predial de 0.2%, sendo que sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

O levantamento é feito a cada dois meses e serve de referência nos trabalhos realizados pela equipe de Endemias e Vigilância em Saúde.

Segundo o histórico realizado pela equipe, o LIRAa recolhido entre janeiro e fevereiro, apontou 2.9%; junho e julho foi de 3.4%, entre agosto e setembro foi de 0.6% e agora este número caiu para 0. 2%. Um dos principais motivos pela queda deste número foi a Operação Limpando a Pátria, realizada no mês de setembro deste ano pela Prefeitura

Segundo o coordenador do Setor, Rogério Cortri, o município é dividido em dois extratos, sendo que o primeiro compõe os bairros João da Silva, José Inácio Batista, José Rodrigues, José Arara, Juvenal Uchôa, Jardim Oiti, João de Abreu e Centros, na qual apontou o índice de 0.5%.

Já no segundo extrato, os bairros Thomaz de Almeida, Jardim Mão Amiga, Jardim Camargo, Jardim Vale Verde, Jardim Imperial, Jardim Vale Verde 2 e Jardim Primavera, o índice apontou em 0.0%.

Embora os números estejam abaixo do que é permitido pelo Ministério da Saúde, todo o cuidado é pouco, reforça o Setor de Controle de Endemias. “Pedimos para que toda população continue sempre olhando os quintais e qualquer material que possa acumular água, já que o final do ano se aproxima e as chuvas também aumentam”, alertou Cortri.

O prefeito Dr. Antonio mais uma vez agradeceu a toda população que contribui com a equipe da Saúde e estudantes voluntários da Escola Estadual Adilson Alves da Silva que ajudaram na Operação Limpando a Pátria. “Vimos que o trabalho em equipe gera bons resultados e fico muito feliz em saber que o que planejamos deu certo”, disse.

CUIDADOS

– Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas.

– Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo.

– Tampe todos os barris e tonéis de água.

– Coloque areia nos pratinhos dos vasos das plantas.

– Lacre a caixa d’água.

– Limpe a bandeja de ar-condicionado.

– Remova a sujeira das calhas.

– Guarde pneus e garrafas de vidros em locais cobertos.

– Lave o recipiente e troque a água dos seus animais diariamente.

– Tampe os ralos.

– Retire a água do reservatório do degelo da geladeira.

Patricia Acunha
Assessoria de Imprensa
Telefone: 67 – 3546-1301