Obras da Infovia Digital entram em fase final na Capital e avançam para o interior

Obras da Infovia Digital entram em fase final na Capital e avançam para o interior

8 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Tecnologia e Inovação Paulo de Camargo Fernandes 08/agosto/2023 5:57 am Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Com meta de levar tecnologia de ponta e conectividade para todo Mato Grosso do Sul, a Infovia Digital está em fase de conclusão na Capital e já avança para o interior com a extensão da rede de fibra óptica.

Já foram lançados 458 quilômetros de cabo de rede de fibra óptica, equivalente à distância entre as cidades do Rio de Janeiro a São Paulo. Cada unidade administrativa do Governo do Estado receberá um ponto de conexão com a Infovia Digital. A cobertura em Campo Grande já alcança os 98%, faltando apenas 8 pontos de conexão que estarão disponíveis até o início de setembro.

A Infovia Digital conectará praças públicas em todas as cidades, com serviços de vídeo monitoramento e internet gratuitos. Na Capital, as praças públicas selecionadas são: Parque do Sol, Praça do Peixe, Praça Bosque da Paz, Praça Recanto dos Pássaros e Praça República da Bolívia.

A travessia de Campo Grande a Sidrolândia também está pronta e dentro de um mês será concluída, assim que forem autorizadas as instalações nas praças Tancredo Neves, no Bairro São Bento; Praça Ivo Coltro, na Vila Carinhosa, e Praça José Osiro, no Bairro Pindorama, em Sidrolândia.

A expansão da rede ao interior já teve início. A travessia entre municípios está prevista para chegar até final do ano em Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante e Dourados.

Centro de Operações de Rede

Centro de Operações de Rede

Faltam poucos ajustes para a entrega do COR (Centro de Operações de Rede). Pintura, acabamento e adequação visual são os últimos detalhes para a conclusão da obra. Equipamentos e máquinas apitando confirmam os últimos testes dos sistemas eletrônicos que serão operados no COR.

Com controle de acesso restrito e seguro por meio de reconhecimento facial, o prédio possui forte esquema de segurança física e tecnológica. Tanques de diesel com aterramento, sistema contra incêndio e arrefecimento, geradores de alta potência e áreas administrativas que contam com recepção, banheiros, copa, lavanderia, sala de reuniões, salas técnicas, salas de suporte e sala de gestão formam a estrutura física que centralizará as operações da Infovia Digital.

O COR conta ainda com sistemas de redundância de rede para prevenir que um possível rompimento ocasione a descontinuidade do serviço. Toda a estrutura da rede de dados foi pensada para que não ocorra a interrupção na prestação dos serviços, operados pela Infovia Digital, garantindo segurança aos usuários.

O coração do centro de operações é formado por uma sala com painéis de monitoria dos sistemas de automação. Cada painel contará com ferramentas de controle dos sistemas de uso do data center, durante 24 horas por dia. Nas telas, será possível acompanhar, em tempo real, o funcionamento da rede de fibra óptica pelos sistemas de dados, indicadores de temperatura, medições, alarmes e zoom que irão cobrir todo o Estado.

O COR é o ponto em que todo o tráfego de dados de rede irá convergir. Essa convergência permitirá a gestão de dados centralizada e integrada, garantindo segurança e confiabilidade, controle da capacidade de tráfego entre as unidades administrativas e modularidade para futuras expansões, conforme aumento de demanda.

Segurança pública

Centro de Controle e Monitoramento

O CCM (Centro de Controle e Monitoramento) é outro componente importante da implantação da Infovia Digital em Mato Grosso do Sul. As polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros contarão com a estrutura física realizada pela Infovia Digital. As obras seguem aceleradas com expectativa de estar pronto até dia 20 de agosto.

Instalado dentro das dependências do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), no Parque dos Poderes, o CCM será responsável pelo monitoramento das praças públicas digitais e câmeras OCR espalhadas pelo Estado. Os equipamentos instalados facilitam a gestão de tráfego de dados e filtragem de conteúdo dos acessos aos usuários nas praças públicas, bem como a integração das tecnologias entre as forças de segurança.

Toda a operação e gestão do CCM será feita pelos agentes de segurança pública do Estado. Por motivos de segurança estatal e preservação de dados, a parceria público-privada presta apenas os serviços de implantação de infraestrutura e suporte físico, sem acesso às câmeras e ao conteúdo da rede.

A Infovia Digital proporcionará mais agilidade nas ações e integração de tecnologias de ponta entre as forças de segurança. São 129 câmeras nas praças públicas espalhadas pelo Estado e mais 28 câmeras OCR com alta precisão e capacidade de zoom para auxiliar as forças de segurança no monitoramento das vias públicas.

Na recém criada sala de crise do CCM serão centralizadas a identificação e solução de eventuais incidentes para atender aos agentes da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Além desta sala a Infovia Digital permitirá a ativação da tecnologia de rádios digitais, por falta de infraestrutura essa tecnologia não estava acessível aos agentes públicos, que a reforma possibilitou.

A Infovia Digital permitirá a ampliação o atendimento 193, a operação dos rádios digitais, e aumento na capacidade física do centro de monitoramento. Também possibilitará com a nova infraestrutura a ampliação da capacidade de atendimento do 190 e 193.

Infovia finalizada

A implantação da Infovia Digital deverá estar totalmente concluída até dezembro de 2024. Serão no total 6.950 quilômetros de rede de fibra óptica que ligará as unidades administrativas do Estado nos 79 municípios, instalação de 15.000 ramais de telefonia, disponibilização de serviços de internet gratuito e vídeo monitoramento em 129 praças públicas.

Sidrolândia está recebendo cabo da fibra óptica da Infovia Digital

Laine Breda, EPE

Fotos: Edemir Rodrigues


Compartilhar