Última “Funtrab na Comunidade” no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será na quarta-feira

Última “Funtrab na Comunidade” no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será na quarta-feira

8 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Funtrab Paulo de Camargo Fernandes 08/agosto/2023 5:39 am Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Na situação da perda do emprego, ter fé e esperança é ter coragem de criar expectativas positivas. É pensar que sempre haverá uma saída. É acreditar que não há mal que dure para sempre.

Diante dessa situação que atinge muitas pessoas, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) idealizou o Projeto ‘Funtrab na Comunidade’ que tem por objetivo levar os serviços oferecidos à população, com toda a estrutura necessária para realização de atendimento. O intuito é facilitar o acesso aos trabalhadores que necessitam de ajuda.

Cerca de 25 mil pessoas frequentam diariamente o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma das igrejas mais belas de Campo Grande. As novenas e missas são bem frequentadas, realizadas de hora em hora nas quartas-feiras, das 6h às 23 horas. Semanalmente, a igreja recebe 30 mil pessoas, com missas todos os dias.

Em todas as edições realizadas, a Funtrab disponibilizou cerca de 1.500 oportunidades em diversos setores e, no local, uma concessionária de energia disponibilizou 60 vagas de operador de telemarketing, enquanto outra empresa de serviços, conservação e terceirização realizou processo seletivo disponibilizando 15 vagas de servente de limpeza e uma vaga para auxiliar administrativo. Ao final das edições realizadas, com duração de cinco horas cada, foram realizados cerca de 300 encaminhamentos para emprego.

A última edição do Projeto ‘Funtrab na Comunidade’ no Santuário do Perpétuo Socorro será nesta quarta-feira (9), das 8 às 13 horas, que fica na Avenida Afonso Pena, 377. Os interessados devem levar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

No local, uma faculdade irá realizar o processo seletivo para as seguintes ocupações e número de vagas: auxiliar de limpeza(3); controlador de acesso(2); assistente de coordenação(concurso, avaliação, exame)(1); telefonista(1) e técnico de apoio ao usuário de informática(helpdesk)(1). Todos os candidatos devem ter no mínimo, seis meses de experiência comprovada.

Há um mês desempregado, Luís Felipe Barbosa, 20 anos, soube pelo noticiário da TV sobre a realização da ação no santuário, apesar de não frequentar igrejas ou novenas, resolveu buscar uma recolocação. “ Vou concorrer a uma das vagas de porteiro de uma empresa de limpeza, conservação e serviços terceirizados, ainda tenho muita expectativa de ser encaminhado para entrevista”, comenta o jovem.

Já o morador do bairro Tarumã, Aparecido Oliveira Leme, 61 anos, é evangélico e fiel de uma igreja pentecostal. Está desempregado há um ano e para ajudar a manter o sustento da família (esposa e enteado), realiza trabalho temporário de servente de obra e recebe a diária de 80 reais, quando surge a oportunidade. Após o cadastro, foi encaminhado para uma vaga numa empresa atacadista, vai marcar um horário para ser entrevistado lá. ” Tenho experiência como porteiro, zelador, auxiliar de manutenção de ar condicionado. Faço minhas orações primeiramente para ter saúde e depois, conseguir um emprego com Carteira assinada, tenho muita esperança de conseguir essa vaga,” diz Leme.

No caso da aposentada Aparecida da Silva, 65 anos é devota do santuário há décadas e participa das novenas com frequência. Atua como diarista em várias residências e pretende trabalhar num só lugar. “Minha aposentadoria é pouca, preciso ter uma complementação de renda, mas tenho muita fé que vou conquistar esse emprego, “ desabafa a diarista.   

Neste final de semana, a Funtrab atendeu no Centro Universitário Anhanguera, na Igreja Assembleia de Deus no Brasil, no bairro Coophamat e no Centro Comunitário do Jardim Aeroporto.  

Ao ser questionado sobre os atendimentos da Fundação aos públicos de igrejas, o diretor-presidente da Funtrab Ademar Silva Júnior explica que é uma experiência inovadora e opina que independentemente de religiões, ter fé e ser otimista não significa que não há problemas no mundo, mas ajuda a conhecer a si mesmo, as variáveis que controlam nosso comportamento, emoções e limites. “Ter fé não é garantia que venceremos sempre, mas é uma ajuda essencial para nos mantermos motivados em cada adversidade. A Funtrab reforça seu papel em atuar como facilitadora entre os trabalhadores e empregadores, buscando promover a empregabilidade e a qualidade de vida da nossa população, ” complementa Ademar Júnior.  

A Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), se empenha em integrar as ações na área do trabalho mais especificamente, na formulação e execução de Políticas Públicas de amparo ao trabalhador desempregado, geração de emprego e renda, melhoria das relações do trabalho, elevação da qualidade dos empregos existentes e qualificação social e profissional.

Texto e fotos: Cláudia Yuri, Funtrab


Compartilhar