Parceria entre Governo de SP e Red Hat impulsiona serviços digitais para o cidadão

Parceria entre Governo de SP e Red Hat impulsiona serviços digitais para o cidadão

14 de agosto de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

A parceria com a SGGD tem como objetivo alavancar a transformação digital no estado integrando serviços e o cidadão de uma forma inovadora

São Paulo, 14 agosto de 2023 – Combater a burocracia e promover agilidade nos serviços públicos são marcas da nova gestão do Governo de São Paulo. Prova disto é a nova etapa da parceria entre a Red Hat, líder global de soluções open source, e a Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo (SGGD) que consolidou o seu domínio – Provedor de Identidade do Estado de São Paulo, sistema que centraliza a gestão de acesso aos serviços digitais do estado, que permite oferecer serviços mais personalizados aos seus cidadãos, adaptando a sua experiência às suas necessidades e preferências.

O projeto utiliza o que há de mais moderno para arquitetura e otimização de plataformas digitais, incorporando algumas das soluções líderes de mercado como é o caso do OpenShift dedicated e o RHSSO, é o caso do Red Hat Openshift Container Platform, plataforma unificada para se construir, modernizar e disponibilizar aplicações em larga escala, assim como o Red Hat Single Sign On, um componente fundamental de segurança que garante o acesso seguro junto ao GOVBR Com isso, o Governo de São Paulo passa a contar com uma plataforma robusta, ágil e resiliente para desenvolver seus planos de transformação digital.

Em conjunto com esta iniciativa, o Estado de São Paulo se destaca em aprimorar a relação do cidadão com os serviços digitais oferecidos, e um exemplo é o GOVBR, plataforma de acesso único – integrada ao IDP.SP.GOV.BR, que busca elevar a segurança, autenticidade e confiabilidade dos serviços públicos digitais. Através de selos de níveis ouro, prata e bronze, o GOVBR garante proteção aos dados dos cidadãos, possibilitando diversas opções de acesso, incluindo internet banking, certificado digital e QRCode de aplicativo.

Essa iniciativa é um sucesso, pois mais de 149 milhões de brasileiros confiam no login único GOVBR como fonte confiável de autenticação. É relevante notar que somente o estado de São Paulo é responsável por 30% dos cidadãos registrados na base de dados nacional do login único do GOVBR.

Assim, com a combinação dos avanços tecnológicos e as medidas de segurança implementadas pelo GOVBR, o Estado de São Paulo está na vanguarda da transformação digital dos serviços públicos. A parceria estratégica entre o setor privado, representado pela Red Hat, e o setor público, representado pelo GOVBR, mostra-se essencial para preparar a sociedade para o futuro digital, proporcionando experiências mais seguras e eficientes para os cidadãos. Essa convergência de tecnologia de ponta e compromisso com a segurança demonstra como a transformação digital pode aprimorar significativamente a relação dos cidadãos com o Estado, impulsionando a modernização e a eficiência dos serviços públicos em São Paulo.

Na avaliação de Pedro Ganem, Account Executive da Red Hat, responsável por essa parceria, “Graças a essa parceria foi possível alinhar o melhor de nossos produtos e serviços com a infraestrutura tecnológica do Estado e, assim, conseguir alavancar a transformação digital do governo de São Paulo. Sabemos que isso é apenas o início, temos muito trabalho pela frente para trazer uma experiência cada vez melhor entre o cidadão e a gestão pública.”, afirma.

Segundo Gilson Magalhães, Presidente da Red Hat Brasil e VP de contas Latam, a colaboração com o Estado de São Paulo promoverá agilidade, assertividade e segurança para cidadãos de todo o estado. “A iniciativa é um passo importante para a Gestão Paulista revolucionar a oferta de serviços e procedimentos digitais. Por meio de uma plataforma única, ágil e robusta que cabe na palma da mão, o governo moderniza o atendimento ao cidadão e ao servidor público, de forma transparente, objetiva e resiliente”, explica.

No ano passado, o Brasil atingiu o pódio entre governos digitais, chegando à segunda colocação de país mais maduro no ambiente on-line, segundo o Banco Mundial. Agora, com o projeto Sou São Paulo, o Governo Paulista dá um passo importante para desburocratizar o funcionamento do estado e unificar a prestação pública em um único lugar, que cabe na palma da mão”, ressalta.

Segundo previsões da gestão paulista, a Estratégia de Governo Digital promete economizar mais de R$140 milhões dos cofres públicos, permitindo assim que por meio dessas medidas, o estado possa reorganizar seus investimentos e cada vez mais trabalhar em prol das necessidades dos seus contribuintes.

“Todos os dias perseguimos basicamente três objetivos, afinal, sem objetivos não existem resultados: combater a burocracia, melhorar a qualidade da administração pública e implementar a transformação digital. Tudo que fazemos tem que estar de alguma forma relacionado e aderir a esses objetivos”, conta Caio Paes de Andrade, Secretário de Gestão e Governo Digital

Sobre a Red Hat

A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com nosso sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável parceira das empresas de Telecomunicações da Fortune 500. Como parceira estratégica para fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat pode ajudar as organizações a se preparar para o futuro digital.

Sobre a Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo

A Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) está desempenhando um papel crucial na realização da transformação digital dos serviços estaduais no estado de São Paulo. Responsável por uma série de iniciativas estratégicas, a SGGD está moldando o futuro da administração pública ao priorizar a modernização e a eficiência dos processos.

Uma das áreas de destaque dentro da SGGD é a Unidade Central de Recursos Humanos, que exerce um papel fundamental no Sistema de Administração de Pessoal. Encarregada de desenvolver, monitorar, avaliar e supervisionar políticas relacionadas à gestão de pessoas nas Secretarias de Estado e Autarquias, essa unidade desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente de trabalho produtivo e eficaz.

A Coordenadoria de Gestão, por sua vez, tem a missão de definir políticas e diretrizes que promovam o desenvolvimento institucional e a modernização. Além disso, presta suporte técnico aos órgãos e entidades do Poder Executivo no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas, reforçando a capacidade do governo de responder às necessidades da população de maneira ágil e eficaz.

A Coordenadoria de Compras Eletrônicas é um componente vital da SGGD, responsável pela criação, coordenação e implementação de soluções tecnológicas inovadoras para as compras governamentais. Ao adotar abordagens digitais para as aquisições, essa coordenação busca aumentar a eficiência e a transparência nos processos de aquisição do governo estadual.

A missão central da Secretaria é impulsionar a transformação digital no estado de São Paulo, garantindo que os serviços sejam acessíveis a todos os cidadãos, com menos burocracia e maior agilidade na resolução de problemas cotidianos. Ao mesmo tempo, a SGGD tem a visão de elevar São Paulo a um patamar de excelência por meio de soluções digitais inovadoras e pela rápida prestação de serviços públicos.

À medida que a Secretaria de Gestão e Governo Digital continua a forjar o caminho para um governo mais ágil, moderno e centrado no cidadão, ela demonstra o compromisso do estado de São Paulo em estar na vanguarda da inovação administrativa e na entrega de serviços de alta qualidade para sua população.

Linhas Comunicação | Assessoria de Imprensa Red Hat Brasil


Compartilhar