Caso 123 Milhas: para professor de Direito Empresarial da Faculdade Lumina, Nelson Freitas Zanzanelli, empresa descumpre oferta de prestação de serviços e lesa consumidores

Caso 123 Milhas: para professor de Direito Empresarial da Faculdade Lumina, Nelson Freitas Zanzanelli, empresa descumpre oferta de prestação de serviços e lesa consumidores

1 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Advogado aponta que devolução do dinheiro não exclui ações por danos morais causadas aos clientes. Empresa entrou com recuperação judicial no dia 29/8 no valor de R$ 2,3 milhões

São Paulo, 1º de setembro do ano 2023 – O professor de Direito Empresarial da Faculdade Lumina, Nelson Freitas Zanzanelli, especialista em relações de consumo e proteção do consumidor, aponta infrações cometidas pela empresa 123Milhas ao cancelar reservas futuras de passagens promocionais vendidas. Em sua análise, a empresa comete violações das leis de defesa do consumidor, suscitando preocupações sobre as práticas comerciais da empresa em questão.

O advogado destaca que a 123Milhas parece ter infringido normas legais ao cancelar reservas futuras de passagens promocionais, ressaltando que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), há uma proteção clara para os consumidores em relação às negociações e ofertas. O CDC estabelece uma responsabilidade objetiva para as empresas fornecedoras de serviços, incluindo aquelas que atuam no mercado de passagens aéreas e pacotes promocionais.

A ação da empresa representa um total descumprimento das ofertas de serviços prestados, resultando em prejuízos significativos para os consumidores que aceitaram as condições contratuais. A empresa deve ser obrigada a ressarcir integralmente os consumidores afetados, o que não a redime de ações por danos morais, entre outras”, aponta o professor da Faculdade de Direito Lumina.

Como consumidores devem proceder

Em relação às medidas que os consumidores lesados podem tomar, Zanzanelli aconselha que os clientes formalizem o problema junto à empresa, buscando o ressarcimento. Caso a empresa não tome medidas satisfatórias, ele recomenda a consideração do ajuizamento de ações legais, incluindo a possibilidade de buscar recursos nos juizados especiais.

Sanções Legais

Sobre as sanções legais decorrentes do ocorrido, o professor esclarece que a empresa está sujeita às responsabilidades legais devido ao descumprimento das obrigações contratuais. Essas sanções podem envolver o comprometimento do patrimônio da empresa e, em casos de fraude, até mesmo buscar o patrimônio dos sócios, como tem sido veiculado na mídia.

Esquema de pirâmide?

Há notícias que a CPI das Pirâmides Financeiras, na Câmara Federal, vai ouvir os sócios da empresa. O professor concorda que a situação merece uma análise mais aprofundada. Ele enfatizou que é necessário examinar se as práticas da empresa constituem uma oferta abusiva destinada a induzir os consumidores ao erro. “A analogia com uma pirâmide pode surgir devido à forma como a empresa angaria clientes por meio de pagamentos menores, com a promessa de benefícios. No entanto, essa alegação requer uma avaliação mais criteriosa”, pondera.

Em resumo, a análise do professor de Direito Empresarial da Faculdade Lumina ressalta a importância do cumprimento das obrigações contratuais por parte das empresas fornecedoras e destaca a relevância de proteger os direitos dos consumidores de acordo com a legislação vigente.

Sobre a Lumina

A Faculdade Lumina se destaca por sua abordagem disruptiva de ensino, focando no desenvolvimento de soft skills, preparando os alunos para prosperar em um mundo em constante mudança. A instituição valoriza a inclusão, a responsabilidade, a solidariedade e outros valores essenciais, criando uma comunidade vibrante e colaborativa. Fundada com o objetivo de ir além dos limites convencionais do ensino superior, a instituição nasceu de uma visão audaciosa e inovadora: proporcionar não apenas uma educação acadêmica de alta qualidade, mas também assegurar oportunidades concretas de emprego para os alunos. A Lumina acredita que uma educação verdadeiramente transformadora não deve apenas preparar os alunos com habilidades acadêmicas e teóricas, mas também equipá-los com as competências práticas e a experiência necessária para prosperar no mundo profissional.

Fleishman Hillard


Compartilhar