Dia da Saúde Sexual: pesquisa mapeia práticas, nível de conhecimento e até a frequência com que o brasileiro busca ajuda médica

Dia da Saúde Sexual: pesquisa mapeia práticas, nível de conhecimento e até a frequência com que o brasileiro busca ajuda médica

5 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Segundo levantamento da plataforma Gleeden, 55% dos entrevistados revelam não ter planos para saúde reprodutiva e 33% dizem fazer práticas sexuais não seguras

São Paulo, 5 de setembro do ano 2023 – Em 4 de setembro, é celebrado mundialmente o Dia da Saúde Sexual. Além do bem-estar, a data tem como objetivo promover conscientização social sobre temas como saúde reprodutiva, sexualidade, responsabilidade afetiva, violência e proteção. Atento a esse movimento de saúde e cuidado, o Gleeden – principal plataforma para encontros extraconjugais e relações não monogâmicas do mundo – ouviu seus usuários a respeito das práticas e dúvidas relacionadas a esse importante tema.

Segundo a pesquisa, realizada em agosto deste ano, 72% alegam que “levam uma vida sexual pouco satisfatória ou insatisfatória”, enquanto apenas 28% dizem que “consideram a vida sexual satisfatória ou muito satisfatória”.

Quando perguntados sobre como avaliam a sua saúde sexual, 62% dos entrevistados responderam que está “muito boa”; 23%, “boa”; e 15%, “regular” – ninguém alegou ter uma saúde sexual “ruim”.

Com relação à saúde reprodutiva – que envolve estado de bem-estar físico, mental e social, vida sexual segura e satisfatória, autonomia e liberdade para decidir ter ou não filhos, informações e acesso a métodos contraceptivos eficazes -, 36% dos entrevistados disseram que “fazem planejamentos”; 9%, que “começaram a fazer planos recentemente”; e 55%, que “não têm nada planejado nesse sentido”.

A respeito de dúvidas ou curiosidades que envolvem essa temática, metade dos entrevistados (50%) revela que gostaria de saber mais sobre “cuidados com as diferentes práticas sexuais”; 30%, sobre “fetiches”; 10%, “diversidade sexual”; e os outros 10%, “consentimento em práticas sexuais”.

Sobre práticas sexuais seguras, 90% dos entrevistados dizem que “conhecem todos os métodos contraceptivos existentes para ambos os sexos” e 67%, que na hora da prática “sempre usam camisinha”. Já em relação a novas relações, os usuários foram questionados se consideram importante solicitar um histórico de saúde sexual antes de se relacionar com o novo parceiro: 44% responderam que “sim”; 33%, que “não”; e 22%, que “gostariam de pedir, mas têm vergonha”.

Questionados a respeito dos exames de rotina, 80% dos usuários do Gleeden disseram se consultar com um ginecologista/proctologista pelo menos uma vez ao ano, sendo 25% mulheres e 75% homens. Já 20% dos homens “só buscam ajuda médica quando há um problema específico”. Um outro dado curioso a respeito do público masculino é: 22% recorrem à internet, o famoso “Doutor Google”, para obter informações em caso de dúvida sobre saúde sexual.

Com a palavra, uma especialista

Paulina Millán, sexóloga parceira do Gleeden, explica que há uma falsa percepção sobre a educação sexual. “Muitas vezes, as pessoas pensam que, por saberem sobre sexo e conhecerem anticoncepcionais, já receberam uma educação completa a esse respeito. No entanto, elas precisam considerar aspectos como prevenção, prazer e até violência sexual. Por isso, esse dia é tão importante, para falar mais sobre o assunto e aprofundar na detecção de doenças”.

A especialista afirma que ainda falta divulgação de informações sobre saúde sexual e reprodutiva e uma maior disponibilidade de laboratórios e clínicas para que as pessoas possam fazer exames, testes e tirar dúvidas. “Além disso, a maioria das pessoas desconhece que já existem vacinas preventivas ou acredita que, se não tiverem um sintoma visível nos órgãos sexuais, estão saudáveis, quando existe a possibilidade de serem portadores de muitas doenças que não apresentam sintomas”, finaliza.

Sobre Gleeden

Gleeden é o site e também aplicativo número 1 de encontro extraconjugais e relações não monogâmicas do mundo, pensado dia a dia por uma equipe 100% feminina, com o objetivo de empoderar a mulher a ser fiel aos seus sentimentos e desejos. Com mais de 11 milhões de usuários ativos (homens e mulheres) ao redor do mundo, é ideal para quem busca uma aventura próximo de casa ou a milhares de quilômetros, em uma viagem com toda a segurança, privacidade, discrição e, acima de tudo, liberdade.

Para mais artigos, visite Gleeden.

Image 360º


Compartilhar