D+Brain: a mais completa solução de preditiva digital da indústria nacional

D+Brain: a mais completa solução de preditiva digital da indústria nacional

11 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Criada pela Dimensional, ferramenta possui solução digital própria, com inteligência artificial e machine learning, capaz de fazer o monitoramento e indicações para manutenção preditiva de praticamente todos os equipamentos industriais que utilizam automação, motores e acionamentos 

São Paulo, 11 de setembro do ano 2023 – Referência nacional na distribuição B2B de materiais elétricos, a Dimensional – empresa do Grupo Sonepar, líder global e nacional no setor – acaba de inaugurar mais um de seus laboratórios de Service Industrial, agora na cidade de Porto Alegre (RS). O espaço oferece serviços preventivos de campo e recursos altamente tecnológicos, com destaque para o D+Brain, a mais completa solução de preditiva digital da indústria nacional.

O D+Brain é um dos grandes diferenciais da área de Service da Dimensional, pois permite que as empresas da indústria consigam ter controle de cada máquina “na palma da mão”, de maneira on-line. Isso as torna capazes de prevenir e programar possíveis paradas e, assim, reduzir o tempo de manutenção, conforme explica Renato Angioleto, Innovation and Service Project Manager da Dimensional. “O D+Brain é uma ferramenta de predição desenvolvida pela Dimensional, que se conecta com os equipamentos dos clientes, fazendo com o que eles recebam informações de alerta antes de essas máquinas pararem”.

Com a tecnologia, é possível não apenas notificar o estado de funcionamento da máquina, como também fornecer dados para obter um planejamento mais eficaz das manutenções preventivas, evitar perdas na produção e prever a necessidade das manutenções corretivas. A ferramenta é uma solução digital com inteligência artificial e machine learning, que faz o monitoramento de todos os equipamentos, seja o produto novo, reparado ou instalado pelo Service da Dimensional. 

“Em tempos em que muito se fala sobre inteligência artificial, a indústria também busca se tornar cada vez mais digital. Controlar ações do maquinário na palma da mão e receber avisos antecipados de que um equipamento não está funcionando parecem situações futurísticas. Entretanto, graças ao D+Brain, termos como robótica, nuvem e internet das coisas (IoT) já fazem parte do cotidiano das companhias que utilizam os serviços da Dimensional”, aponta o Head de Service da empresa, Anderson Boschetti.

O especialista destaca que o D+Brain é capaz de dizer ao cliente se pode ou não acontecer algum problema relacionado a fatores como temperatura, vibração, corrente e tensão dos equipamentos. “Com esses dados medidos, ele faz com que as máquinas sejam paradas de modo programado, e jamais de forma emergencial”, detalha.

Segundo ele, as equipes de manutenção e engenharia da indústria brasileira possuem poucos dados sobre o comportamento das máquinas e, quando os possuem, dependem da intervenção humana para fazer a captação. “Grande parte das empresas possui sistemas de acionamento de vários fabricantes. O D+Brain está pronto para se conectar com as principais marcas em operação na indústria. Isso é fundamental para facilitar a vida dos clientes e garantir uma única plataforma de coleta e diagnóstico de dados”.  

Referência na distribuição de materiais elétricos, a Dimensional é reconhecida nacionalmente também por conta da qualidade dos serviços que oferece à indústria há mais de 50 anos. Segundo Boschetti, a empresa é procurada por clientes de todo o país, que não conseguem resolver problemas complexos com outros prestadores de serviços. “Só quem atua na produção industrial sabe os prejuízos que uma máquina parada pode gerar. A nossa equipe está preparada não apenas para evitar isso, mas também para propor soluções inovadoras, sob demanda”, finaliza.

Sobre a Sonepar

A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 44 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 80 empresas em 40 países. Em 2022, o Grupo registrou €32 bilhões em vendas. No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também se tornou líder, resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar atua no país por meio de três companhias: Nortel, líder nacional em MRO; Dimensional, especialista em material elétrico, automação e EPI; e Eletronor, distribuidora Rockwell Automation na região Sul. Possui 73 filiais, oito centros de distribuição e mais de 2.000 colaboradores. A Sonepar no Brasil fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs, ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom, desenvolvidos pelos principais fabricantes do mercado. Comercializa seus produtos via televendas, lojas de varejo, lojas In Company, vendedores externos e plataformas digitais. 

Sobre a Dimensional

A Dimensional foi fundada em 1967, comprometida em oferecer soluções industriais ao mercado brasileiro. Ao longo de sua história, novas especialidades foram incorporadas ao portfólio e a empresa tornou-se uma das principais distribuidoras especialistas nos segmentos de materiais elétricos, infraestrutura, automação industrial, fios e cabos, iluminação, EPIs e serviços. Ingressou na Sonepar em 2007 e, de lá para cá, incorporou duas empresas do Grupo: a Centelha, em 2019, e a DW, em 2020. Em 2023, concretizou a fusão com a Maxel e, hoje, é uma das maiores distribuidoras nacionais, com sede em Limeira (SP) e 26 filiais espalhadas pelo país.

Image 360º


Compartilhar