Conheça as principais soft skills para se diferenciar no mercado

Conheça as principais soft skills para se diferenciar no mercado

13 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Especialista dá dicas para quem deseja desenvolver habilidades e se destacar profissionalmente

As soft skills são habilidades comportamentais relacionadas à maneira como uma pessoa se comporta ou lida com diferentes situações. São características pessoais que não são necessariamente ensinadas na escola ou na universidade, mas que são fundamentais para o sucesso na vida pessoal e profissional.  

Essas habilidades estão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado em 2023, as soft skills já são consideradas tão importantes quanto as hard skills e estão mudando a forma como profissionais atuam e como empresas recrutam pessoas.

Para Lívia Felizardo, diretora de produtos da Vivae, startup de educação e empregabilidade criada a partir de uma parceria entre a operadora Vivo e Ânima Educação, existem muitas maneiras de desenvolver soft skills para se destacar profissionalmente. “Você pode fazer cursos, ler livros, ouvir podcasts sobre o assunto, debater com seus pares ou líderes e aplicar algumas dessas habilidades em seu dia a dia”, comenta.

“As soft skills ajudam a enxergar as situações por uma perspectiva racional, com foco na solução e nas tomadas de decisões acertadas para alcançar os resultados. Além disso, viabiliza um relacionamento mais positivo entre o time, fortalecendo o trabalho em equipe”, completa Felizardo. A especialista separou algumas dicas de soft skills para serem incorporadas na rotina do trabalho:

Como dizer adeus à procrastinação

É fundamental estabelecer metas claras e prazos para si mesmo. Utilizar ferramentas e técnicas de gerenciamento de tempo pode ser uma estratégia valiosa para otimizar suas tarefas. Assim como aprender a dizer “não” quando necessário ajuda a evitar sobrecarga, manter um espaço organizado e confortável e uma dinâmica de trabalho estruturada e ágil contribui para a eficiência.

Como não sucumbir ao estresse

Quando se trata de lidar com pressão, a organização contribui bastante, porque ajuda a ter claros demanda, prazos e resultados esperados. Além disso, desenvolver técnicas de relaxamento e autocontrole ajuda muito. A capacidade de priorizar tarefas e identificar o que é mais importante em situações de alta pressão também é uma habilidade valiosa. Além disso, sempre que fizer sentido, pedir ajuda beneficia a realização das atividades e a aprendizagem.

Resiliência e inteligência emocional para enfrentar qualquer desafio

A capacidade de lidar com mudanças, adversidades e estresse é fundamental no mundo do trabalho. Resiliência e inteligência emocional são soft skills que ajudam a lidar com os desafios tanto da vida quanto da profissão, e a construir relacionamentos fortes. A resiliência ajuda a não sucumbir e a manter o foco, enquanto a inteligência emocional permite que você compreenda e controle suas emoções, bem como as emoções dos outros.

Criatividade é a chave do sucesso

Tomar decisões difíceis é uma habilidade complexa, mas necessária. Para isso, é preciso aprender a identificar e a definir claramente o problema que possa se apresentar. A criatividade é uma ferramenta poderosa para coletar informações e dados relevantes, gerar e avaliar soluções potenciais e implementar a solução escolhida nesse processo. É importante considerar todas as opções e confiar na intuição.

Ovo Com,.


Compartilhar