Autoridades acreditam que mais de 5.300 pessoas morreram após as enchentes na Líbia

Autoridades acreditam que mais de 5.300 pessoas morreram após as enchentes na Líbia

13 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Um rio semelhante a um tsunami varreu Derna na Líbia no domingo, depois que uma barragem rompeu durante a tempestade.

As equipes de resgate estão escavando os escombros dos edifícios desabados na esperança de encontrar sobreviventes, mas a esperança está diminuindo a medida que tempo passa e o número de mortos ainda deverá aumentar ainda mais.

Autoridades dizem que pelo menos 10 mil pessoas estão desaparecidas, enquanto estima-se que 30 mil pessoas estão desalojadas, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM) das Nações Unidas na Líbia nesta quarta-feira (13).

Hospitais estão lotados de corpos

O médico líbio Najib Tarhoni, que trabalha num hospital perto de Derna, disse que é necessária mais ajuda.

“Tenho amigos no hospital aqui que perderam a maior parte de suas famílias… eles perderam todos”, disse o médico ao programa World at One da BBC Radio 4.

“Só precisamos de pessoas que entendam a situação, com ajuda logística, cães farejadores que possam encontrar pessoas e tirá-las do subsolo. Precisamos de ajuda humanitária, e pessoas que realmente saibam o que estão fazendo.”

Há também uma necessidade urgente de equipes forenses e de resgate especializados e outras especializadas na recuperação de corpos, disse o chefe do sindicato dos médicos líbios, Mohammed al-Ghoush, à mídia turca.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) disse que uma equipe de emergência chegará a Derna na quinta-feira (14) “para avaliar as necessidades médicas e doar kits médicos de emergência para cuidar dos feridos e sacos para cadáveres”.

As ruas estão cobertas de lama e escombros e repletas de veículos capotados e vários jogadores de futebol profissional, de acordo com a Federação Líbia de Futebol (LFF).

As cidades de Soussa, Al-Marj e Misrata também foram afetadas pela tempestade de domingo.

Marco Murilo Oliveira

*Com informações da BBC


Compartilhar