Principal evento especializado no mercado de infraestrutura nacional estreia versão regional

Principal evento especializado no mercado de infraestrutura nacional estreia versão regional

14 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Uma realização da Necta e do Escritório Portugal Ribeiro Advogados, o P3C – PPPs e Concessões – terá uma edição especial no Nordeste com o objetivo de debater pautas prioritárias em prol do desenvolvimento da região. 

Foto: EBC/Google

A proposta do P3C é incentivar discussões e a busca de alternativas para tornar os ambientes de negócios mais previsíveis e seguros para os investidores no Brasil. O P3C Regional Nordeste será realizado no dia 19 de outubro, no Centro de Convenções Salvador. Participe!

De acordo com pesquisa realizada pelo Grupo Austin Rating, e destacada em notícia publicada pelo Portal Estadão, no início de setembro, o Brasil caminha para integrar o grupo de países com as maiores economias do mundo. Para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação, são necessários investimentos em setores de infraestrutura e negócios com potencial de crescimento e geração de resultados.

Sob esta ótica, a plataforma P3C promove anualmente um evento dinâmico que discute temas relevantes associados aos mercados de infraestrutura econômica, social e ativos ambientais com o intuito de incentivar a construção de ambientes de negócios mais previsíveis e seguros para os investidores no Brasil.

Em fevereiro deste ano, foi realizada a 2ª edição do P3C – PPPs e Concessões de Investimentos em Infraestrutura no Brasil, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, que contou com a presença de autoridades e diversos atores representativos de empresas e entidades que englobam estes ecossistemas.

Na ocasião, foram debatidas questões centrais, como: PPP´s e concessões de estados e municípios; fundos de investimentos; reestruturação e reequilíbrio de contratos; regulação do novo marco do saneamento básico; mobilidade urbana inteligente, inclusiva e sustentável; descarbonização dos setores de transporte, energia, construção e telecomunicações; PPP´s de iluminação pública; inovações tecnológicas dos segmentos públicos e privados, entre outras. Confira a cobertura do evento na íntegra aqui.

Com o sucesso da última edição do P3C, que recebeu mais de 800 participantes, contou com a presença de mais de 100 palestrantes nas conferências temáticas e disponibilizou uma programação com mais de 50 horas de conteúdo interativo e de alta qualidade, os organizadores Necta e Escritório Portugal Ribeiro Advogados lançam uma primeira edição regional. No dia 19 de outubro, será realizado o P3C Regional Nordeste: BAHIA, estado anfitrião.

Nordeste e o seu potencial de desenvolvimento a nível nacional

Segundo CENSO 2022 (IBGE), o Nordeste brasileiro abrange, atualmente, mais de 50 milhões de habitantes distribuídos em mais de 1.700 municípios, que integram os nove estados da região. Apesar das dificuldades sociais e estruturais ainda vigentes, o Nordeste representa uma região estratégica para o impulsionamento do desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Neste âmbito, destaca-se a maior capacidade regional de produção de energia eólica renovável do país; além de uma tendência de crescimento progressivo dos setores do turismo, de infraestrutura e serviços, incluindo a abertura de novos negócios empreendedores, de diversos portes, como startups. 

Para debater este cenário e discutir propostas com foco na ampliação de oportunidades de investimentos e desenvolvimento do Nordeste, será realizado o evento P3C Regional Nordeste, no estado da Bahia, no Centro de Convenções Salvador, a partir das 9 horas, Esta edição conta com a correalização da B3 – A Bolsa do Brasil e dos escritórios Moreno, Cardoso & Croda Advogados Associados e Wanderley Monteiro Rocha. 

“O Nordeste vem se consolidando como uma região de grandes oportunidades de investimentos, que poderão ser potencializados com atuação conjunta do poder público e da iniciativa privada. Sob esta perspectiva, o P3C Nordeste tem o propósito de fomentar a discussão de temas atuais com o olhar para as especificidades desta importante região, ainda muito carente de desenvolvimento econômico e social.”

“O evento, portanto, será voltado à discussão da superação dos gargalos com vistas à ampliação da infraestrutura necessária para o crescimento constante e sustentável dos estados nordestinos, promovendo também uma necessária reflexão do atual cenário nacional”, destaca Paulo Moreno, correalizador e sócio-diretor do escritório Moreno, Cardoso & Croda Advogados Associados, além de ex-Procurador Geral do Estado da Bahia.

Programação confirmada

O P3C Regional Nordeste contará com a participação dos principais protagonistas dos mercados de infraestrutura dos estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com isso, espera-se a presença de mais de 600 participantes e mais de 60 palestrantes, que, ao longo de 4 palcos simultâneos, promoverão debates transversais e construtivos sobre questões estratégicas interligadas ao macro ecossistema econômico e de infraestrutura regional, considerando particularidades da região, potencialidades identificadas, problemas e desafios locais. 

“O P3C Nordeste será o evento mais importante do setor de infraestrutura do país neste semestre e colocará em destaque o enorme potencial dessa região, a partir do debate de pautas prioritárias e dirigidas ao contexto local”, destaca Maurício Portugal Ribeiro, sócio-diretor da Portugal Ribeiro Advogados e especialista em aspectos jurídicos e regulatórios relativos à participação privada em infraestrutura econômica e social.

Temáticas de discussão

O P3C Regional realizará uma programação de conferências alinhada com os seguintes eixos temáticos: Descarbonização; Energias renováveis; Mobilidade e Transporte; Portos; Infraestrutura de abastecimento de água e Saneamento; Temas sociais – Saúde (hospitalar), de Educação básica e de Coleta de resíduos sólidos; Habitação popular e Infraestrutura para acolhimento de pessoas em situação de rua. Confira a programação na íntegra aqui.

Para conhecimento das iniciativas realizadas pela plataforma P3C – PPPs e Concessões de Investimentos em Infraestrutura no Brasil (conferência, premiação e cursos oferecidos), acesse o portal oficial e os seguintes canais do YouTube: P3C – PPPs e Concessões e Connected Smart Cities.

Serviço

P3C Regional Nordeste: BAHIA, estado anfitrião

Data: 19 de outubro, a partir das 9 horas

Local: Centro de Convenções Salvador

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Sobre o P3C – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil

Organizado pela Necta e pelo Escritório Portugal Ribeiro Advogados, o P3C é o principal evento multissetorial sobre infraestrutura com o propósito de tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil. O objetivo do evento é criar uma comunidade de especialistas para gerar debate construtivo e de alto nível sobre os principais temas desse ecossistema. O evento é destinado aos profissionais do setor, executivos de empresas privadas e estatais, investidoras ou operadoras de infraestrutura, consultores, financiadores, agentes públicos, acadêmicos, estudantes e interessados por temas que permeiam os diferentes setores de infraestrutura.

Necta.info


Compartilhar