Paciente do Hetrin ganha segunda data de aniversário após alta hospitalar

Paciente do Hetrin ganha segunda data de aniversário após alta hospitalar

2 de outubro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Henrique Sabino recebeu uma nova chance após uma batalha contra a Covid-19 e sua família celebra seu “aniversário” expressando profunda gratidão ao Hetrin

O hábito de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma antiga e, desde então, se transformou em uma tradição presente em diversas culturas e países ao redor do mundo. Entretanto, para Henrique Sabino, um paciente do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, agora existem duas datas de celebração muito especiais em sua vida. Além de seu dia de nascimento, Henrique Sabino celebra o dia de sua alta médica, que se transformou em uma segunda data de aniversário, simbolizando uma nova chance de vida após passar quase dois meses internado devido a complicações relacionadas à Covid-19.

A jornada de Henrique contra a COVID-19 teve início em 4 de agosto de 2021, quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) o conduziu ao pronto-socorro do Hetrin. No entanto, ele já estava enfrentando a doença há 17 dias. Após a internação na UTI, Sabino mostrou melhoras significativas ao longo de quase um mês, o que possibilitou sua transferência para a enfermaria, onde permaneceu por mais de 25 dias antes de receber alta médica no dia 2 de outubro de 2021.

Kleber Cardoso, médico do SAMU e da unidade Hetrin, com administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), acompanhou todo o percurso de Henrique na unidade. Ele afirmou: “Eu atendi o paciente no SAMU, cuidei dele como médico assistente na UTI, coordenei sua assistência na Clínica Médica e finalizei seu tratamento no SAMU. Prometi fazer o máximo para trazer o Sabino de volta”.

Mesmo agora, quase três anos após sua alta, a família continua celebrando o segundo “aniversário” de Sabino e expressando profunda gratidão ao Hetrin. Eles agradecem sinceramente pelo serviço excepcional e pelos cuidados amorosos prestados por toda equipe do hospital. A filha de Henrique, Roseli Sabino, compartilha com emoção: “Foram dias de um amor inestimável e carinho infinito de todos os funcionários, que demonstraram uma atenção especial ao meu pai.”

“Como se fossem da minha família”

À primeira vista, a gratidão pode parecer um sentimento simples, mas seus impactos têm atraído considerável atenção da psicologia e da neurociência. A expressão de gratidão está inserida no contexto da “psicologia positiva”, um campo de estudo que tem sido muito explorado nos Estados Unidos.

Pesquisas revelaram que a prática da gratidão está associada a níveis mais elevados de felicidade e à redução de dores físicas. Além disso, estudos também indicam que indivíduos que incorporam o exercício da gratidão em suas vidas experimentam benefícios significativos em situações de estresse prolongado, incluindo sistemas imunológicos mais resilientes, pressão arterial reduzida e melhor qualidade de sono.

Roseli Sabino destaca que os médicos do Hetrin explicaram tudo o que aconteceria com seu pai. “A psicóloga entrou em contato no dia seguinte à internação, sempre tranquilizando nossa família e nos mantendo informados sobre o quadro do meu pai.” Na época, Henrique Sabino tinha 71 anos e essa foi a primeira vez que ele ficou internado em um hospital.

Atualmente, ele é profundamente grato ao Hetrin e afirma: “Não posso reclamar de nada, eles me trataram como se fossem da minha família”. Em 21 de julho, Henrique comemorou seu aniversário de nascimento junto com sua família, e dia 2 de outubro, ele celebrará sua segunda data de aniversário, o dia em que recebeu alta do hospital.

Assessoria de Comunicação do Hetrin


Compartilhar