Encontro de produtoras rurais da região de Franca (SP) explora benefícios da Biotecnologia Microgeo

Encontro de produtoras rurais da região de Franca (SP) explora benefícios da Biotecnologia Microgeo

11 de outubro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Evento exclusivo fortalece a participação feminina no agronegócio e impulsiona o setor

No final de setembro um encontro marcante reuniu mulheres produtoras rurais da região de Franca/SP para conhecerem a inovadora biotecnologia da Microgeo®, empresa 100% brasileira do ramo de biológicos. O evento, organizado pelo grupo “Determinadas do Agro”, propiciou um ambiente de aprendizado e compartilhamento de experiências sobre o uso da Biotecnologia Microgeo® no aumento da produtividade e lucratividade no agronegócio.

O grupo consiste em produtoras rurais que se dedicam a compartilhar conhecimentos e técnicas de manejo mais eficazes e modernas que produtores da região e de todo o país estão utilizando. Com encontros regulares, palestras e dias de campo, as mulheres do agro têm a oportunidade de adquirir novos insights e esclarecer dúvidas sobre tecnologias mais efetivas para a necessidade de suas propriedades.

O evento aconteceu na Fazenda Santa Maria, em Jeriquara/SP, de propriedade da agricultora Elaine Pinheiro de Paula Mansano Garcia e seu marido Wilson. Durante o encontro, ela compartilhou sua experiência de sucesso na utilização da Biotecnologia Microgeo®. “Conhecemos o Microgeo através de um amigo que tem uma bioestação e compartilhou um pouco do adubo biológico que ele produzia. Aplicamos em uma plantação de milho doce que já estava sem recurso nenhum. Os resultados foram tão impressionantes que hoje empregamos a biotecnologia em todas as nossas culturas, que são soja, milho e cana-de-açúcar”, detalhou Elaine.

A produtora ressaltou a importância da participação das mulheres nos processos de tomada de decisão e destacou que hoje as agricultoras têm o mesmo potencial que os homens e estão avançando cada vez mais no setor. “As mulheres saíram muito felizes e interessadas na solução que conheceram. Fico satisfeita em poder compartilhar uma tecnologia tão eficaz com minhas colegas”, contou.

A Microgeo, empresa pioneira e referência em biotecnologia agrícola, tem colaborado com o fortalecimento do papel das mulheres no setor rural, participando ativamente de momentos como esse, que proporcionam a troca de experiências e conhecimentos entre os produtores.

Marco Farias, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Microgeo, explicou que a Biotecnologia da Microgeo® contribui para aumentar a produtividade e a lucratividade no agronegócio. “A Bioestação, instalada nas propriedades em comodato, permite realizar o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), garantindo que os microrganismos presentes mantenham a biogeografia local”, detalhou.

O especialista contou que diversos estudos de instituições renomadas como Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) e Esalq/USP, além de resultados de análises dos próprios clientes, já comprovaram a eficácia do Processo CLC e que pode ser utilizado em qualquer cultura, o que resulta em restabelecer do microbioma do solo. “Quanto mais microrganismos benéficos presentes no solo, maiores serão os impactos positivos observados nas produções. Além de sustentabilidade, os agricultores conseguem aumentar a qualidade e a produtividade de suas plantações”, explicou Farias.

Farias elogiou ainda a qualidade do evento. “Pudemos conversar com mulheres que estão à frente de seus negócios, que têm muito conhecimento e que estão buscando aprimorar e tecnificar cada vez mais suas produções. Isso é muito satisfatório”, disse.

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Embrapa e o IBGE, atualmente mais de 30 milhões de hectares são governados por mulheres. Esses números revelam a importância crescente das mulheres nas atividades agrícolas e na gestão das propriedades rurais. O Censo Agropecuário de 2017 do IBGE mostra que cerca de 19% dos produtores são mulheres, o equivalente a aproximadamente 1 milhão de mulheres envolvidas no agronegócio. O engajamento feminino no setor tem crescido constantemente, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do agronegócio.

A Microgeo demonstra seu reconhecimento pela presença e trabalho das mulheres no agronegócio, destacando seu apoio e comemorando a participação feminina no setor. O evento “Dia de Campo Microgeo®” é uma iniciativa que reforça o compromisso da empresa em promover a troca de conhecimento e estimular o networking entre produtoras e esposas de produtores, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Sobre a Microgeo

Fundada em 2000 na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, focada na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO®. Esse componente balanceado nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), maneja e restabelece o microbioma do solo. Presente em todos os estados do Brasil, além de países vizinhos como Paraguai e Uruguai, a Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independentemente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos, como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

Alfapress Comunicações


Compartilhar