Exposição de Jorge Etecheber resgata livro histórico de Rio Preto

Exposição de Jorge Etecheber resgata livro histórico de Rio Preto

14 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

‘3 Instantes de Rio Preto’, que será aberta nesta quinta (16/11), no Mercadão, contempla o acervo de Alberto Kinichi Sakakibara

O fotógrafo Jorge Etecheber dá continuidade ao seu trabalho de resgate de registros da memória rio-pretense com a exposição “3 Instantes de Rio Preto”, que será aberta nesta quinta-feira (16/11), às 19h30, no Espaço Cultural Edson Baffi, no Mercado Municipal. A mostra ficará em cartaz até o dia 13 de dezembro, quando será realizada uma cerimônia de encerramento às 19h30.

A exposição resgata o material que Alberto Kinichi Sakakibara produziu, em 1949, para a confecção de um livro fotográfico sobre a cidade de São José do Rio Preto. Com textos de Basileu Toledo França, o livro teve apenas 500 exemplares impressos.

Com a nova exposição, Etecheber avança em sua pesquisa em torno de registros da história da cidade que têm a fotografia como protagonista. No ano passado, ele realizou a mostra “Rio Preto Illustrado”, que resgatava uma publicação produzida pelos irmãos Abílio Brunhosa Cavalheiro e Paulo Laurito entre 1927 e 1929, mas que, por razões desconhecidas, não foi lançada.

Em “3 Instantes de Rio Preto” o público poderá ver um exemplar original do livro produzido por Sakakibara, que, aliás, era tio de Etecheber. O exemplar, no entanto, não poderá ser manuseado devido ao seu delicado estado físico, mas haverá um fac-símile da obra à disposição das pessoas. A mostra ainda traz fotografias e reproduções de páginas do livro histórico.

A produção de “3 Instantes de Rio Preto” foi viabilizada pela Lei Nelson Seixas – Edição 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Serviço

Exposição ‘3 Instantes de Rio Preto’, de Jorge Etecheber

Vernissage de abertura: dia 16/11 (quinta-feira), às 19h30

Vernissage de encerramento: dia 13/12 (quarta-feira), às 19h30

Mercadão – Espaço Cultural Edson Baffi (Rua Antônio de Godoy, 3048)

Horário de visitação: segunda a terça, das 8h às 19h; quarta a sexta, das 8h às 21h; sábado e domingo, das 8h às 13h

Grátis

BoniPeixe Comunicação e Fotografia


Compartilhar