Agora é a hora de conseguir um estágio!

Agora é a hora de conseguir um estágio!

23 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

O momento é propício para quem busca essa oportunidade

O programa de estágio é uma oportunidade de realizar um sonho e de ter uma experiência única para o desenvolvimento profissional. No ato educativo escolar supervisionado, o participante conhece a realidade empresarial e aplica os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Por isso, é importante oferecer essa chance aos jovens, pois eles serão os líderes do futuro. Pensando nisso, resolvi alertar sobre o período mais agitado desse mercado.

A virada de ano é a melhor época para conseguir uma vaga

A troca de semestre é um momento de mudança nas empresas. Isso ocorre porque muitos contratos terminam e alguns alunos se formam. Afinal, o estágio tem limite de dois anos na mesma corporação (exceto para pessoas com deficiência), exige matrícula e frequência em algum curso de ensino superior, médio, profissional, especial ou dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA.

Portanto, muitas vagas aparecem nessa época e os interessados devem ficar atentos para aproveitar. Hoje, a Internet é o principal canal de divulgação de oportunidades e, por ela, você pode encontrar o seu espaço. Seja nas redes sociais, mídia local ou até no portal da escola. Para isso, é imprescindível manter o currículo atualizado, ter cadastro nos sites de agentes de integração, se capacitar e estar pronto para quando a hora chegar. Inclusive, os associados da Abres são especialistas com anos de know how no segmento, realizam processos seletivos confiáveis e seguem com rigor a lei 11.788/2008.

Ao fazer uma entrevista, o candidato precisa saber sobre a função, pesquisar a respeito da organização, se vestir adequadamente e, caso seja virtual, escolher um lugar silencioso e com boa conexão para a conversa ocorrer sem problemas. Assim, milhares de estudantes terão essa chance agora e entrarão no mercado de trabalho, trazendo ideias modernas, disposição para aprender, conhecimento tech e novo ânimo para as equipes. Dessa forma, os gestores podem moldar uma joia para, daqui alguns anos, fazer parte do seu quadro de funcionários.

A importância do estágio supervisionado

Essa é uma forma de ganhar experiência para a carreira. O contato com as atividades, os prazos e a rotina laboral trazem muitos benefícios para a vida do colaborador. Além de poder atuar em diversas áreas relacionadas a sua formação e ter uma visão mais ampla do dia a dia profissional, existem outros benefícios garantidos por lei. O indivíduo recebe uma bolsa-auxílio sem valor fixo determinado e auxílio-transporte quando for necessário se deslocar até o escritório.

Outras coisas podem ser oferecidas pela contratante. Por exemplo, premiações, sorteios, folgas e incentivos para motivar o time. A cada 12 meses em uma companhia, o integrante tem direito a 30 dias de recesso remunerado. É recomendável combinar esse descanso com as férias escolares. Assim, é possível relaxar totalmente e voltar renovado para começar mais uma jornada.

Para conciliar a parte profissional com a educacional, a carga horária é limitada em seis horas diárias e 30h semanais. Dessa forma, não é preciso abandonar os estudos para conquistar uma renda, pois é possível fazer os dois por meio dessa modalidade. Aliás, não cria-se vínculo empregatício. A formalização acontece por meio do Termo de Compromisso de Estágio – TCE e isso a diferencia da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Sendo assim, existem algumas particularidades tanto para o discente quanto para o empreendimento com o objetivo de incentivar esse tipo de acordo.

Portanto, abra as portas do seu negócio para os jovens talentos espalhados por todo o Brasil. Eles estão cheios de vontade de aprender e mostrar seu potencial ao mundo. Você estará ajudando a economia, a educação e construindo um futuro melhor para o nosso país. Essa luta é de todos nós. Conte com a Abres!

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios – Abres

Imprensa Abres


Compartilhar