Todos os estados do Centro-Oeste registraram baixa na demanda dos consumidores por crédito em outubro, indica Serasa Experian

Todos os estados do Centro-Oeste registraram baixa na demanda dos consumidores por crédito em outubro, indica Serasa Experian

23 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

• Conjuntura nacional revelou queda de 3,9%;
• Segundo o economista da companhia, a melhora deve ser progressiva conforme avançamos para o próximo ano

São Paulo, 23 de novembro de 2023 – Em outubro, os quatro estados do Centro-Oeste registraram baixa no Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, em comparação ao mesmo período do último ano, e o Distrito Federal marcou a retração mais acentuada (-5,6%). Confira, nos gráficos abaixo, o detalhamento da região e o mês a mês dos últimos 12 períodos do contexto nacional onde, considerando todas as Unidades Federativas (UFs) do país, a queda foi de -3,9%:

“Conforme esperado, estamos presenciando os efeitos sutis e progressivos da redução da taxa básica de juros e da inflação, mas essa trajetória ainda deve levar alguns meses até atingirmos números positivos. Por enquanto, os consumidores com intenção de buscar linhas de crédito devem se atentar ao planejamento financeiro”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 

Na visão por renda pessoal mensal desses consumidores, aqueles que ganham até R$500 marcaram a maior queda, enquanto os que embolsam mais de R$10.000 tiveram a menor. Veja, na tabela a seguir, os números completos nesta visão:

Quatro Unidades Federativas voltaram a apresentar alta

Ainda segundo o levantamento, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, apenas quatro registraram alta em outubro em comparação ao ano anterior (Santa Catarina, Alagoas, Paraná e Rondônia), após terem expressado queda em setembro na comparação anual (22 x 23). Confira o desempenho de todas as UFs no gráfico abaixo:

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia no site: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Nicole Barreto


Compartilhar