6 dicas para elaborar um plano de marketing estratégico

6 dicas para elaborar um plano de marketing estratégico

29 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Um planejamento eficaz é um dos primeiros passos para conquistar melhores resultados para a empresa

Novembro de 2023 – Uma pesquisa da RD Station sobre o Panorama de Marketing 2023, publicada em agosto, revela que 33% dos entrevistados possuem metas tanto de marketing quanto de vendas, fatores fundamentais para o sucesso de todo e qualquer negócio.

Quando um empreendedor decide começar a sua própria empresa, o primeiro passo é montar um plano de negócios, pois é por meio dele que será possível trilhar o melhor caminho e se preparar para as possíveis mudanças e dificuldades. No entanto, vale ressaltar que ele deve contemplar também o planejamento de marketing, fator fundamental para auxiliar no crescimento do negócio e aumento das vendas.

A Gofind, empresa de soluções online to offline para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas onde sua marca está presente incrementando vendas e market share, lista seis dicas para aqueles que precisam criar o seu próprio planejamento de marketing: 

1 – Público-alvo
Esse é, sem dúvida, o primeiro passo para um planejamento de marketing de sucesso. Por mais que você deseje atingir pessoas diferentes com o seu produto ou serviço, é primordial que tenha em mente qual é o seu público-alvo. Afinal, quem quer agradar a todos acaba não agradando ninguém. Por isso é necessário definir a ‘persona’ ideal para saber onde concentrar as ações de marketing. 

2 – Geomarketing
Depois de definida a persona, as campanhas de marketing devem ser focadas na geolocalização do público. Não adianta o produto ou serviço ser divulgado para pessoas que não tenham acesso a eles. Além disso, a divulgação não pode ser feita em massa. Ela precisa ser estratégica para atingir o cliente certo, no momento certo.

3 – Local Search
Mais conhecido como estratégia de buscas locais, o Local Search irá ajudar a aproveitar os termos de busca do Google, ou seja, as palavras-chave para aumentar a relevância do seu negócio nas páginas de resultado. Isso é extremamente importante, já que estudos apontam que mais de 80% das pessoas não chegam sequer a pesquisar na segunda página dos resultados do Google. Para estar em destaque na primeira página, utilize estratégias de SEO.

4 – Redes sociais
Poucos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo. Assim, ter uma página nas principais redes sociais, onde o seu público se encontra, tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos, seja para que as pessoas conheçam mais detalhes da sua empresa.

5 – E-mail marketing
Ao contrário do que muitas pessoas falam, o e-mail marketing não morreu. Ele continua sendo um dos maiores aliados que uma empresa pode ter na sua estratégia de marketing, devendo ser utilizado como método de fortalecimento da marca, aumento das vendas, comunicação com clientes e para conquistar potenciais clientes. 

6 – Análise e mensuração de dados
Essa é uma etapa fundamental para a melhoria contínua do planejamento de marketing. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem e devem ser analisadas em tempo real. Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. 

Sobre a Gofind 

Com mais de 2 milhões de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind dá mais poder ao marketing das marcas com soluções O2O (online to offline) para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas, incrementando vendas e market share. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch. 

OLIVER PRESS


Compartilhar