Com 48 anos de formado, deputado Dr. Luiz Ovando celebra carreira dedicada à medicina

Com 48 anos de formado, deputado Dr. Luiz Ovando celebra carreira dedicada à medicina

23 de dezembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

No dia 20 de dezembro de 2023, o deputado federal Dr. Luiz Ovando completa 48 anos de formado em medicina. Com uma longa e dedicada carreira na área da saúde, Ovando é um exemplo de profissional comprometido com o bem-estar de seus pacientes, que o acompanham há anos. 

Nascido em 1949, às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, Luiz Alberto 

Ovando escolheu Campo Grande como lar há 60 anos. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso, atualmente, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 1975. Em seguida, ingressou no serviço militar, onde atuou como médico entre 1976 e 1977.

Após o serviço militar, Ovando continuou sua formação acadêmica. Tornou-se mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui pós-graduação pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Além disso, tem especializações em Clínica Médica, Terapia Intensiva, Geriatria e Gerontologia, Ecocardiografia e Medicina Esportiva.

Com uma extensa experiência profissional, Dr. Luiz Ovando foi presidente, vice-presidente, diretor científico e diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Clínica Médica-Regional MS. Também foi diretor científico, vice-presidente e presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) regional MS.

Na Santa Casa de Campo Grande, foi coordenador e fundador da Residência de Clínica Médica (1998) e chefe do Serviço de Clínica Médica (2012/2014 e 2017/2018). Além disso, coordenou a Comissão de Residência Médica – COREME e o programa de Residência em Clínica Médica.

O Dr. Luiz Ovando, também tem uma carreira acadêmica ativa. Foi professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). É autor de trabalhos científicos publicados em revistas médicas e também publicou alguns livros, como “Exercício físico, esperança social e política”, “O projeto de Deus e você! Conheça e viva plenamente” e “Manual de Rotinas em Clínica Médica”- Life Editora 2018.

Ovando é um médico dedicado à saúde das pessoas.Tem uma longa e profícua carreira na área, com contribuições significativas para a melhoria da saúde pública no Mato Grosso do Sul.

Na Capital de seu estado, Dr. Luiz Ovando apresenta o programa Tribuna da Saúde, todas as quintas-feiras, às 12h15, no Canal 4.1, Rede Educativa, onde aborda temas relacionados à saúde, como tratamentos, cuidados e bem-estar. 

Entre suas principais contribuições, destacam-se os serviços prestados na Santa Casa de Campo Grande ao longo de 50 anos, onde coordenou a Residência de Clínica Médica e foi Chefe do Serviço de Clínica Médica, evidenciando sua dedicação à saúde pública e contribuição para a formação de novos médicos especialistas em clínica médica. Ao longo dos anos, acumulou experiências como conselheiro do CRM-MS e professor em universidades renomadas.

“É uma alegria celebrar os 48 anos de formado em medicina. É uma profissão que me traz muita satisfação e que me permite fazer a diferença na vida das pessoas. Estou muito feliz por poder continuar trabalhando na área da saúde e contribuindo para o bem-estar da população”, expressou. 

Eleito deputado federal para seu segundo mandato, o  parlamentar é um líder atuante e um exímio defensor da família e da vida. Sua experiência na área da saúde e sua paixão pela política o tornam um parlamentar relevante, atento às pautas do cenário brasileiro.

Giovanna Bregantim
(67) 3349-3977
Jornalista
Midiativa Comunicação Digital


Compartilhar