OMS alerta que infecções por Covid-19 aumentam 52% em um mês no mundo
Foto: NIH

OMS alerta que infecções por Covid-19 aumentam 52% em um mês no mundo

5 de janeiro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

OMS observou aumento nos novos casos globalmente em um período de quatro semanas, totalizando 850 mil; mortes também aumentaram em 8%, totalizando 3 mil óbitos; nova variante JN.1, listada como “variante de interesse”, causou a maioria das infecções, inicialmente identificada nos EUA e espalhada por diversos países.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que globalmente, os novos casos de Covid-19 aumentaram em 52% no período de quatro semanas, de 20 de novembro a 17 de dezembro de 2023, em comparação com o período anterior de 28 dias. 

O número representa 850 mil novos casos relatados globalmente. As mortes também aumentaram em 8%, totalizando 3 mil óbitos relatados. 

Nova variante de interesse

A maioria das infecções foi causada por uma nova cepa de Covid-19 chamada JN.1, que entrou na lista da agência de saúde da ONU como uma “variante de interesse”. 

A JN.1 foi supostamente detectada pela primeira vez nos Estados Unidos antes de se espalhar por dezenas de países.

Segundo a OMS, a notificação de casos de Covid-19 ao redor do mundo diminuiu, e os centros de vacinação foram desmontados, o que resultou em uma imagem incompleta. 

Assim, a agência da ONU acredita que haja mais casos do que os oficialmente relatados. 

O porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, afirmou que mais casos são esperados nos próximos meses de inverno no Hemisfério Norte. 

ONU


Compartilhar