Grupo Sonepar anuncia mudanças na presidência e estrutura organizacional para América do Sul
Foto: Yannick Laporte

Grupo Sonepar anuncia mudanças na presidência e estrutura organizacional para América do Sul

12 de janeiro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Yannick Laporte assume a presidência da Sonepar América do Sul a partir de janeiro de 2024, após Hervé Salmon anunciar aposentadoria

São Paulo, janeiro de 2024 – A Sonepar, líder global e nacional na distribuição B2B de materiais elétricos, anuncia uma transição significativa em sua liderança e estrutura organizacional na América do Sul, marcando um novo capítulo em sua trajetória de sucesso. 

Após mais de 24 anos de dedicação à Sonepar, Hervé Salmon, atual presidente da Sonepar América do Sul, anuncia sua aposentadoria, deixando um legado de realizações notáveis. A partir de janeiro de 2024, Yannick Laporte, presidente da Sonepar Brasil, assumirá também a presidência da América do Sul em sucessão a Hervé, que atuará como consultor para a organização, contribuindo com sua expertise durante o período de transição. 

O Grupo francês também anuncia a aposentadoria de Patrick Salvadori, atual Presidente das Regiões da Europa Ocidental e América do Sul, e comunica a nova estrutura organizacional da companhia, na qual Rob Taylor passará a assumir a presidência da Sonepar Américas, abrangendo a liderança da região dos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, México, Porto Rico e América do Sul, incluindo Brasil, Chile, Colômbia e Peru. 

Com essas movimentações, Yannick Laporte passará a reportar diretamente a Rob Taylor na atual estrutura organizacional. Essa mudança estratégica reflete não apenas uma sucessão planejada, mas também é uma abordagem para fortalecer ainda mais a presença da Sonepar na região. 

Laporte chegou à Sonepar em 2014, na função de diretor regional da Sonepar França. Em 2016, mudou-se para o Brasil como diretor de Operações da Nortel, empresa do Grupo Sonepar, da qual se tornou presidente dois anos depois, em 2018. Em 2020, assumiu o cargo de presidente da Sonepar Brasil que, sob o seu comando, impulsionou o desempenho graças à construção de uma equipe sólida e à aquisição de novas companhias.

“Yannick Laporte tem expertise em nosso mercado, trazendo consigo uma visão única e um histórico comprovado de liderança, o que será fundamental para alavancar ainda mais a nossa presença regional e acelerar o desenvolvimento dos países sul-americanos dentro da Sonepar”, afirma Rob Taylor. “A Hervé Salmon, deixo a nossa profunda gratidão por suas contribuições inestimáveis, por seu espírito empreendedor e sua paixão não apenas pelo desenvolvimento dos negócios, mas também pelo respeito aos valores e à cultura da Sonepar”, acrescenta. 

O Grupo Sonepar segue confiante de que essas mudanças fortalecerão ainda mais sua posição, enquanto a nova estrutura organizacional o impulsionará em direção a novas oportunidades de crescimento e expansão.

Sobre a Sonepar Brasil

A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 45 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 100 empresas em 40 países. Em 2022, o Grupo registrou € 32 bilhões em vendas. No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também se tornou líder, resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar atua no país por meio de três companhias: Nortel, líder nacional em MRO; Dimensional, especialista em material elétrico, automação e EPI; e Eletronor, distribuidora Rockwell Automation na região Sul. Possui 70 filiais, nove centros de distribuição e mais de 1.800 colaboradores. A Sonepar no Brasil fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs, ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom, desenvolvidos pelos principais fabricantes do mercado. Comercializa seus produtos via televendas, lojas de varejo, lojas In Company, vendedores externos e plataformas digitais.

Diego Matus


Compartilhar