Sebrae alcança mais de 90 mil pequenos negócios em Mato Grosso do Sul

Sebrae alcança mais de 90 mil pequenos negócios em Mato Grosso do Sul

14 de janeiro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Instituição reafirma compromisso com o empreendedorismo, a partir de ações visando o desenvolvimento sustentável das pequenas empresas

2023 ficou marcado com a realização do 1º Festival de Empreendedorismo de MS, o EmpreendeFest, que atraiu mais de 7 mil visitantes para a programação gratuita na Capital. Imagem: Messias Ferreira – Sebrae/MS

Os empreendedores de Mato Grosso do Sul contam com o apoio do Sebrae para prosperar em um ambiente de oportunidades. Esse compromisso foi reafirmado em 2023, com a realização de ações para fomentar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Como resultado, a instituição realizou 92 mil atendimentos a microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) no Estado, um crescimento de 22% comparado ao ano anterior.

Esse alcance foi possível devido a estratégias adotadas com o suporte do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, além de uma ampla rede de parceiros, que inclui Associações Comerciais, Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais, entre outros. “Quando a gente rema junto por um mesmo objetivo, nós conseguimos ir mais longe e observamos isso em 2023. Nosso papel é apoiar o pequeno negócio e contamos com parceiros que entendem a importância do empresário para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Em relação ao total de micro e pequenas empresas (MPE) de MS, o Sebrae abarcou 37% dos empreendimentos. Além disso, as soluções de inovação incluíram 19 mil atendimentos e os serviços digitais foram responsáveis por mais de 89 mil. O acompanhamento ao empreendedor ocorreu a partir de um trabalho distribuído no formato “porta em porta” – feito diretamente nas empresas; nas unidades do Sebrae em Campo Grande (sede, Nova Lima e Parati/Aero Rancho); nos Escritórios Regionais em Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas, além do Centro Sebrae Pantanal, localizado em Corumbá; nos demais pontos parceiros e via canais remotos.

Inovando Caminhos para Empreender

Tendo como mote “Inovando Caminhos para Empreender”, em 2023, o Sebrae apostou em estratégias para melhorar o ambiente de negócios e levar capacitação para aumentar a competitividade dos empreendedores. Na primeira linha de atuação, o principal projeto é o Cidade Empreendedora, programa executado junto a Prefeituras Municipais parceiras que vem transformando a economia local. A iniciativa contemplou no ano passado 37 municípios sul-mato-grossenses, que receberam um pacote de soluções personalizadas em eixos como desburocratização e compras públicas, educação empreendedora, inovação, entre outros.

Como um importante ativo para Mato Grosso do Sul, o Pantanal oferece oportunidades na inovação e no desenvolvimento sustentável. Para dar suporte aos empreendedores do território e que querem empreender tendo o bioma como foco, o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma contou com atividades em 2023, por meio dos eixos Turismo, Agronegócios e Economia Criativa, com destaque para o lançamento da plataforma “Made in Pantanal”, que reúne mais de 100 empresas cadastradas com produtos pantaneiros, gerando mais visibilidade.

Além das ações para fomentar economicamente o bioma pantaneiro, em mais um ano, o turismo sul-mato-grossense de diversas regiões teve auxílio do Sebrae para crescer de forma sustentável e competitiva. Neste sentido, houve a realização de mais uma edição do seminário “Inspira Ecoturismo”, em Bonito, que atraiu 605 visitantes, provenientes de 22 estados brasileiros. Na ocasião, houve o lançamento do Espaço Interativo do Polo Sebrae de Ecoturismo, centro de referência para o turismo sustentável no País.

O turismo rural ganhou relevância com um evento que marcou a história de Mato Grosso do Sul: a 19ª Ruraltur, a maior e melhor feira do segmento no Brasil, ocorrida em Campo Grande, na Feira Central. Mais de 6 mil pessoas passaram pelo espaço e adquiriram conhecimento sobre a potência do turismo rural por meio de oficinas e palestras. Além disso, houve ganhos para a economia local, com vendas ao público além dinâmicas de mercado para conectar os empreendedores a parceiros comerciais.

As empreendedoras mostraram todo o seu potencial em mais um ciclo do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. A ação acompanhou mais de 3,5 mil mulheres e 40 parcerias foram oficializadas com instituições, construindo uma rede de apoio para as empresárias. Outro público auxiliado foi o de profissionais da educação e estudantes, por meio do incentivo à educação empreendedora. Mais de 8 mil professores foram atendidos e capacitados para replicarem o conhecimento em sala de aula.

Como uma forma de fomentar o empreendedorismo, além de apoiar o pequeno negócio, o Sebrae envolve a governança e entidades dos municípios em que atua para a criação de um ambiente favorável à inovação, corroborando para a criação de ecossistemas de inovação. Nesse contexto, o Sebrae/MS tem desempenhado um papel fundamental na orientação de regiões empenhadas na consolidação desses ecossistemas: Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. E, em 2023, Aquidauana e Jardim se juntaram ao movimento.

E, para fornecer mão de obra qualificada para os pequenos negócios e apoiar quem deseja obter renda por meio do empreendedorismo, o programa “MS Qualifica Empreendedor”, iniciativa do Sebrae e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Fundação do Trabalho (Funtrab), foi lançado em outubro do ano passado e segue em 2024, com novas capacitações.

O estímulo à uma liderança transformadora também fez parte das prioridades, com os encontros e ações do programa Polo de Liderança e mais uma edição do evento “Líderes em Movimento”, e aliado ao associativismo, no programa TransformAção, parceria com o Sistema Faems para o fortalecimento da gestão das Associações Comerciais. Houve ainda projetos junto ao setor produtivo e o fortalecimento das conexões com grandes empresas, com a realização da primeira edição do evento “Encadear Summit”, que construiu cadeias produtivas e criou novos mercados.

Já o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa ficou marcado em Mato Grosso do Sul com o 1º Festival de Empreendedorismo do Sebrae/MS: o EmpreendeFest. Com palestrantes renomados do mercado como Marcos Piangers, Diego Ribas e Natalia Beauty, mais de 150 expositores, atrações culturais e mais ações, o evento aconteceu no Bosque Expo, na Capital, tendo se consolidado como uma ação importante para a economia local. Somente de público, a iniciativa atraiu mais de 7,5 mil pessoas nos dois dias de evento, realizado em 5 e 6 de outubro.

A satisfação dos empreendedores com os diversos serviços disponibilizados em 2023 alcançou o patamar de excelência, com 86% em índice de recomendação da entidade pelos seus clientes. “É inovando caminhos para empreender que temos a chance de fazer diferente e fazer melhor. Para 2024, teremos mais uma oportunidade de transformar os negócios de quem escolhe empreender em Mato Grosso do Sul”, finaliza o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Mais informações sobre as ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou no site: ms.sebrae.com.br.


Compartilhar