O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática
Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

16 de janeiro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Por Marcos Pinotti, diretor de engajamento da Kron Digital

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global. Cumprir a meta de manter o aquecimento do planeta abaixo do limite de 1,5°C irá requerer esforços ainda mais acelerados e vultosos. Neste sentido, a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma grande aliada.

Os conjuntos de dados climáticos são enormes e levam um tempo significativo para serem coletados, analisados ​​e usados ​​nas tomadas de decisões e implementação de mudanças políticas reais. Utilizar a IA para ter em conta elementos das alterações climáticas, que estão em constante evolução, permite previsões mais assertivas sobre as alterações no ambiente, ajudando no desenvolvimento de estratégias de mitigação.

É claro, que a IA não irá resolver o problema sozinha, mas há muitas maneiras pelas quais ela pode contribuir, como por exemplo, aumentando a eficiência energética ou reduzindo as emissões provenientes dos transportes, da agricultura e da indústria.

Aviões, trens, automóveis e navios constituem uma das indústrias mais poluentes do mundo. No entanto, a IA pode tornar o setor mais limpo e seguro. Os veículos habilitados para a tecnologia podem minimizar o uso de combustíveis com rotas mais eficientes. Além disso, os elétricos emitem muito menos gases do efeito estufa. Já os carros autônomos, são a promessa de redução nas emissões de dióxido de carbono em 50% ou mais em todo o mundo até 2050, conforme estudo da Universidade da Califórnia.

Outro exemplo é a agricultura inteligente. Com a IA, os produtores podem reduzir esses resíduos irrigando as culturas de forma mais eficiente, uma melhoria crítica, uma vez que as alterações climáticas agravam a escassez global de água. Além disso, ela ajuda a compreender melhor a saúde do solo, monitorar o vigor das culturas e prever os rendimentos, permitindo melhor adaptação às condições em mudança e aumentar a segurança alimentar.

A IA também ajuda a acelerar a transição energética. As redes inteligentes podem equilibrar a oferta e a procura, facilitando a integração das energias renováveis ​​nos sistemas e reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. Como as empresas podem monitorar o fluxo de energia em tempo real, é possível diminuir o consumo durante os horários de pico, resultando em economia financeira para os consumidores e um planeta mais verde para todos.

Na conservação ambiental, a IA pode analisar imagens de satélite muito mais rapidamente do que os humanos, e este poder de processamento expandido pode fornecer conclusões importantes, como sinalizar o aumento de áreas de desmatamento. Com mais acesso à informação, os governos podem monitorar mais facilmente os esforços de proteção ambiental.

A utilização da IA ​​oferece uma oportunidade para fazer mudanças significativas neste momento crítico, seja através da mitigação, adaptação e resiliência ou apoiando os fundamentos dos esforços climáticos globais. É importante destacar que colaboração entre governos, o setor privado e a sociedade civil serão essenciais para aproveitar o poder da tecnologia.


Compartilhar