Meteorologia emite alerta laranja para tempestades em 11 estados

Meteorologia emite alerta laranja para tempestades em 11 estados

20 de janeiro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

© Akemi Nitahara/Agência Brasil Geral

Meteorologia emite alerta laranja para tempestades em 11 estados

Domingo, mau tempo pode causar transtornos ao Rio e Minas Gerais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas e tempestades que devem atingir neste sábado (20) 11 estados. Ele utiliza três tipos de alerta: amarelo – perigo potencial;  laranja – perigo; e vermelho – grande perigo.

Os estados que deverão ser atingidos pelas chuvas intensas e tempestades são Santa Catarina (região norte), Paraná (todo estado), São Paulo (todo estado), Mato Grosso do Sul (região sul); Minas Gerais (região sul, central e leste); Rio de Janeiro (região oeste do estado); Espírito Santo (região oeste); Mato Grosso (região noroeste); Amazonas (região sul, leste e oeste); Rondônia (região nordeste) e Pará (região sudoeste).

Volume de chuva

Segundo o Inmet, a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva, neste sábado, deverá ser a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e região metropolitana) e áreas do litoral, onde a chuva poderá variar de 80 milímetros (mm) a 100 mm.

Já no domingo, as chuvas mais volumosas deverão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul e leste do estado (incluindo a capital e região metropolitana), e também na serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde poderá chover de 70 mm a 90 mm em alguns pontos.

Edição: Kleber Sampaio

Publicado em 20/01/2024 – 15:28 Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

ouvir:


Compartilhar