Aqui Tem Farmácia Popular – Governo altera repasse às farmácias

Hoje foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 739 que define os novos valores de referência para reembolso de produtos do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, para dispensações realizadas a partir de 30 de abril.

O novo modelo proposto pelo Ministério da Saúde proporcionará relevantes alterações nos valores, com diminuições e aumentos. Outra importante mudança é que a partir de agora os valores variarão de acordo com o Estado da União que pertence a farmácia, em função da tributação.

Veja a lista publicada pelo Governo com os valores de referência

A Febrafar se posicionou recentemente em relação a essa mudança, criticando o fato das associações relacionadas ao mercado farmacêutico não terem sido envolvidas nesse debate, antes da mudança.

Para avaliar o real impacto dessa Portaria nas farmácias de sua rede, a Febrafar desenvolveu uma planilha inteligente, na qual cada estabelecimento tem condições de fazer as contas de quanto será a variação de valores percentuais de acordo com seu mix de venda.

“Como são muitas as variáveis, para saber qual será o real impacto em uma loja é necessário fazer cálculos, mas o que se percebe é que a tendência é que as farmácias perderão receitas relacionadas ao programa”, analisa o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Fn | Dsop Educação Financeira