Transgênicos, fatos e mitos

Transgênicos, fatos e mitos

7 de fevereiro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Por Décio Luiz Gazzoni, Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa, membro do Conselho Científico Agro Sustentável e da Academia Brasileira de Ciência Agronômica

Em 2020 foi publicado o livro “Agricultura, fatos e mitos” (bit.ly/3NsHgrs), desconstruindo mitos ligados ao agronegócio, reposicionando-os com fatos à luz do conhecimento científico.

Nesse texto são elencadas informações adversas ao consumo de produtos derivados de plantas transgênicas, ou a pesticidas a elas associados, nos quais os resultados foram distorcidos para adaptar-se à conveniência da narrativa.

Glifosato, autismo, Parkinson e Alzheimer

Artigo sobre o tema foi publicado em revista pouco conhecida (bit.ly/3TqNprR), por um autor que se intitula “cientista independente e consultor” e outro autor da área de Ciência da Computação.

O artigo expressa uma teoria, sem comprová-la. Usa referências selecionadas para não expor o contraditório, as quais não demonstravam a relação entre o pesticida e as doenças elencadas.

O editor da revista destacou que o artigo tratava-se de opinião enviesada, com literatura tendenciosa, para suportar a opinião dos autores.

O fato é que não há evidência científica da relação entre glifosato e as doenças citadas, como mostra Keith Kloor (bit.ly/3RJ4hJi).

O artigo publicado por Mesnage e Atoniou (bit.ly/3RIc6Pj) aplica-se a este parágrafo, extensivo a outros que seguem abaixo.

Glifosato e doenças crônicas

Um artigo propôs-se a demonstrar que o glifosato estaria presente, em doses mais elevadas, em doentes crônicos (humanos ou animais) do que em sadios (bit.ly/4apTIC7). 

No entanto, estão ausentes na publicação informações mínimas necessárias para garantir a confiabilidade do estudo. 

Não é definido o que são doentes crônicos, não se indica o tipo e quantidade de alimento, o manejo dos animais, ou a idade, sexo, peso, altura ou antecedentes genéticos dos humanos, o que e quanto comeram, se lavaram os alimentos, há quanto tempo suas dietas eram orgânicas ou convencionais, e outros aspectos que poderiam interferir nos resultados. 

Ou seja, há tantos vieses e condicionantes que não há como corroborar as afirmativas contidas no artigo. 
OGMs e distúrbios em porcos
Um estudo investigou a ocorrência de inflamações estomacais e aumento do útero em porcos alimentados com OGMs (bit.ly/4apAzk2). 

O artigo foi duramente criticado por cientistas, mostrando não apenas bias na análise (bit.ly/41ljcN3) como afrontas às conclusões de outros cientistas, americanos (bit.ly/3RF4Tzz), europeus (bit.ly/3GII0oz) e chineses (bit.ly/3RJyBn2). 

O artigo enviesou a análise de resultados de inflamações estomacais e cita, mas não discute, a redução de 50% de anormalidades cardíacas em porcos alimentados com OGMs. 

Variáveis intervenientes do ambiente ou do sistema de produção de OGMs não foram levadas em consideração (bit.ly/3tsIOed), assim como a alta prevalência de outras doenças nos porcos, apesar de sua possível interferência nos resultados (bit.ly/48nnaqR). 

Toxinas de OGMs no sangue

Os autores do artigo alegam haver encontrado a proteína Cry1Ab (presente em variedades Bt, resistentes a insetos) no sangue de grávidas e respectivos fetos (bit.ly/474MOzk).

Utilizando os números dos autores, seria necessário o consumo diário de milho Bt entre 0,49 e 5,8 kg, para atingir os teores encontrados no sangue.

O limite de detecção do método é de 1ng/ml, porém os autores referem valores de 0,04 ng/ml, indicando a inadequação do teste de Elisa utilizado pelos autores (bit.ly/3NtgK1d), o que pode ter gerado falsos positivos. Importante: seres humanos não possuem receptores para ligação da Cry1Ab, que é inócua aos nossos organismos.

DNA de OGMs transferidos para humanos

Ativistas acenam com o risco de incorporação do DNA de OGMs, em seres humanos (bit.ly/4aoxMqW), citando um estudo de Sandor Spisak e coautores (bit.ly/46VU4xn).

A leitura do artigo de Spisak mostra que os autores não concluem que genes de eventos transgênicos transfiram-se para humanos.

Na realidade, foram detectados genes de alimentos OGMs em plasma humano, concluindo que flutuam no espaço intercelular, sem integração ao genoma.

Até porque, se o gene de um vegetal ou animal OGM pudesse ser assim translocado, todo o genoma de vegetais e animais consumidos pelos humanos o seria.

Uma análise interessante sobre o tema foi publicada por Layla Katiraee, geneticista molecular humana, professora da Penn State University (bit.ly/3H3QV4p).

OGMs e tumores em ratos

Um artigo identificou tumores em ratos alimentados com OGMs e / ou expostos ao glifosato por longo prazo (bit.ly/41mRiQy). 

Mas a cepa de rato usada era predisposta a tumores! O estudo não contém análises estatísticas e utilizou poucas cobaias (ratos), impossibilitando afirmar se os tumores eram devido à comida, ao herbicida ou ao fato de que a cepa de ratos desenvolveria tumores independente da comida. 

O editor da revista que publicou o artigo alertou que o mesmo seria retirado pelas inconsistências, o que levou a uma retratação pública dos autores (bit.ly/3tpVNgH e bit.ly/3v1avv9) na mesma revista.

Glifosato e câncer de mama

Um estudo in vitro (bit.ly/3RGMmTB) investigou o efeito de doses de glifosato em duas linhagens de células de câncer de mama: uma sensível ao estrogênio e a outra não.

O resultado indicou que o glifosato tem um impacto semelhante ao estrogênio no crescimento do câncer de mama, porém sem diferenças para os resultados obtidos nos controles, e sem impacto na proliferação da linhagem não sensível a hormônios.

O resumo do artigo chama a atenção para a necessidade de estudos em animais para comprovação dos efeitos.

Os resultados contrariam o obtido em outro estudo (bit.ly/41rpYkw), que demonstrou atividade inibitória do glifosato no crescimento de células cancerígenas, causando apoptose das mesmas, porém sem afetar células normais.

Separando fatos e mitos

Informações científicas adicionais podem ser obtidas no blog do professor Wayne Parrot, da Georgia University (bit.ly/48gxmRK).

O avanço inexorável das redes sociais é um campo fértil para a propagação de mitos, inverdades, meias verdades, distorções e interpretações indevidas, dissociadas da boa Ciência.

Nossa recomendação é sempre questionar as informações veiculadas, cotejando-as com fatos científicos produzidos por cientistas sérios, vinculados a instituições idôneas, publicados em revistas científicas conceituadas.

Contribua com a informação correta: nunca repasse uma informação que não foi devidamente verificada, por mais crível que possa parecer.

Decio Gazzoni4.JPG

Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.  

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira.

São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas.

É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade.

Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS nas redes sociais:
Facebook:http://www.facebook.com/agriculturasustentavel
Instagram: https://www.instagram.com/conselhoccas/
LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/ccas-conselho-cient%C3%ADfico-agro-sustent%C3%A1vel/

AIorK4wTktLKUojSPdiFxZVFtBqcAvL1oyViidnscYZLfYcgWhu6swH25DiLLlOTfL4N79zROtEMQ8I

(19) 99781-6909

(19)  2136-3500

www.alfapress.com.br | mariana.cremasco@alfapress.com.br

Rua Antônio Artioli, 570 – Swiss Park Office

Edifício Zug – Sala CJ 228

Campinas – SP | CEP: 13049-253


Compartilhar