Rio de Janeiro recebe primeiro lote de vacinas contra a dengue
Foto: Takeda/Divulgação

Rio de Janeiro recebe primeiro lote de vacinas contra a dengue

22 de fevereiro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

São 231.928 doses para adolescentes de 10 a 14 anos

O primeiro lote das vacinas contra a dengue será entregue ao estado do Rio de Janeiro pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (22). São 231.928 doses que serão enviadas à Central Geral de Armazenamento da Saúde do estado. O público-alvo são adolescentes de 10 a 14 anos, da Região Metropolitana I, que inclui a capital e municípios da Baixada Fluminense.

Ontem (21), o governo do estado decretou epidemia de dengue no território fluminense. A medida foi tomada devido ao crescimento do número de casos da doença. Até o momento, foram feitas 49.405 notificações, cerca de 308 casos por 100 mil habitantes, com quatro óbitos (dois na capital, um em Itatiaia e um em Mangaratiba).

Outra ação anunciada foi a criação do Observatório Dengue RJ, que utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão no Centro de Inteligência em Saúde (CIS), dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à dengue nos 92 municípios do estado. Essas ações fazem parte da segunda etapa do Plano Estadual de Combate à Dengue.

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC

Aécio Amado | Agência Brasil


Compartilhar