Compra de inadimplência de condomínios pode reduzir falta de pagamento

Creditcon Agência Contatto
Empresa lança solução especializada para acabar com inadimplência e diminuir custas legais de processos
Comprar a inadimplência de condomínios pagando à vista, gerando fluxo de caixa e acabando com o ônus de todo o acompanhamento de processos judiciais relativos as cobranças dos devedores é a proposta de uma nova solução, que promete ajudar síndicos a eliminarem a inadimplência dos seus condomínios.

A inovação é da CreditCon, empresa especializada na compra de passivos da inadimplência acumulada de condomínios residenciais ou comerciais. A empresa oferece duas soluções para o mercado, como: a compra do passivo com pagamento à vista ou a compra garantida, que propõe a antecipação do recebível total das cotas do condomínio por no mínimo seis.

Para o diretor da CreditCon, José Miranda, além do condomínio conseguir ter seu fluxo de caixa estabelecido, também será possível acabar com os custos das cobranças administrativas e jurídicas devido a inadimplência. “A inadimplência tem um grande impacto no condomínio e muitos moradores pagam por aqueles que não estão em dia com suas obrigações. Tudo isso gera um desequilíbrio no orçamento do condomínio, rateios extras, aumento na taxa do condominial, além de outras custas. Quando assumimos a dívida de terceiros, também assumimos a burocracia jurídica”, explica.

Para Miranda, a inadimplência pode ser um grande entrave para uma boa gestão condominial. “Sem o dinheiro necessário, fica muito difícil manter as contas em dia, pagar funcionários e os contratos de manutenção”, explica. “A nossa proposta é trazer equilíbrio aos condomínios, entre quem paga em dia e quem não paga nunca”, completa.

Segundo o especialista, a inadimplência tem um ciclo e geralmente é tratada de algumas maneiras. “Até três meses de atraso são tratados de forma extrajudicial e com tentativas de diálogo entre condomínio e inadimplente. Após esse período, terá inicio a cobrança judicial dos devedores”, explica.

No entanto, mesmo que hoje o novo CPC já permita que o retorno seja mais rápido, ainda sim não se pode prever quando ele acontecerá. “A CreditCon foi criada com o objetivo de o síndico receber rapidamente o que é devido ao condomínio sem o desgaste de uma ação judicial”, afirma Henry Palasthy sócio do negócio.

Como funciona?

O condomínio que contratar a compra da inadimplência também passa a responsabilidade de cobrança e toda a burocracia à CreditCon. “O condôminoinadimplente continua devedor do condomínio.   Já o condomínio, apenas nos cede o direito creditório, ficando livre da pessoalidade no tratamento do assunto com os vizinhos. Também é necessário se ter os registros atualizados para que o devedor continue constando como inadimplente até a efetiva quitação da dívida”, explica Miranda.

Segundo dados da Serasa Experian, em 2016 cerca de 27% dos condôminos tiveram problemas com a taxa de condomínio e, a expectativa é que em 2018, o índice de inadimplência chegue a 32%. “Nossa perspectiva é de ter uma alta redução da inadimplência condominial, redução das cobranças de rateios extras, além da melhoria no relacionamento entre síndicos e condôminos”, afirma Miranda.

Entenda a compra à vista ou garantida

Com dois produtos que podem ajudar a inadimplência dos condomínios, a CreditCon traz ao segmento a compra à vista ou a compra garantida, que funcionam da seguinte forma:

À vista: A proposta é adquirir o passivo da inadimplência total, seja ela administrativa ou jurídica. O processo é simples e rápido. Após análise da documentação, o condomínio recebe uma proposta com um desconto sobre o valor principal da dívida corrigido monetariamente.

Garantido: Esta solução propõe a antecipação do recebível total mensal das cotas condominiais por um período mínimo de seis meses.  Após o sexto mês, para as unidades que continuarem inadimplentes, o condomínio deverá obrigatoriamente optar pelo produto à vista, podendo as demais unidades permanecerem no garantido.

“Fazemos uma análise do que está sendo devido ao condomínio e pagamos à vista. O trâmite demora cerca de 30 dias e, após assinatura do contrato, em até cinco dias úteis o dinheiro entra para a conta do condomínio. Para que essas soluções sejam efetivadas dentro do condomínio, é necessário assembleia de votação”, afirma Palasthy.

A CreditCon e seu grupo econômico são acompanhadas de perto pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários e o BACEN (Banco Central). Os síndicos, conselheiros, e até mesmo condôminos (residencial ou comercial) interessados podem fazer contato pelo site, telefone e e-mail da empresa. Mais informações no www.creditcon.com.br

 

 

 

Talita A. Scotto | Agência Contatto
Gestão de Assessoria de Imprensa e Conteúdo
55 11 3432-3937 / 2761-1963
e-mail: talita@agenciacontatto.com.br
www.agenciacontatto.com.br
Twitter: @agenciacontatto
www.facebook.com/contattocomunicacao