Apenas 32% do público-alvo tomaram vacina contra dengue no DF

Apenas 32% do público-alvo tomaram vacina contra dengue no DF

1 de março de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Procura pelo imunizante está abaixo do esperado

Quase 20 dias após o início da vacinação contra a dengue no Distrito Federal, apenas 32% das crianças de 10 e 11 anos foram imunizadas. Dados do governo do Distrito Federal (GDF) mostram que, entre os dias 9 e 27 de fevereiro, foram aplicadas 23.502 doses foram aplicadas. A própria pasta avalia que a procura pelo imunizante está abaixo do esperado.

Os números mostram que, das 71.708 doses recebidas do Ministério da Saúde, ainda há 48.206 doses disponíveis para aplicação em todos os 67 pontos de vacinação do Distrito Federal. “Como todo imunobiológico, a vacina da dengue também tem prazo de validade. Os imunizantes estão válidos até o dia 30 de abril”, destacou o GDF em nota.

O comunicado ressalta que “tratativas estão sendo feitas para uma possível ampliação no público-alvo, a fim de garantir que todas as doses sejam efetivamente aplicadas na população”.

Cuidados

“Mesmo quem já está vacinado deve continuar com os cuidados preventivos para que o mosquito transmissor não se prolifere. É importante que a população faça a sua parte e observe ambientes dentro e fora de casa que possam servir de abrigo e reprodução do vetor da doença”, reforçou o GDF.

Números

O Distrito Federal é uma das unidades federativas mais afetadas pela doença, Dados da Secretaria de Saúde apontam que o DF já contabiliza 98.418 casos prováveis de dengue, além de 55 mortes pela doença. Há ainda 82 óbitos em investigação. As unidades básicas de saúde (UBS) de Ceilândia seguem notificando o maior número de casos (8.851), seguidas pelas de São Sebastião (3.579) e pelas de Santa Maria (2.919).

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC

Graça Adjuto | Agência Brasil


Compartilhar