Demanda do consumidor por crédito cresce 12,5% no primeiro trimestre, aponta Serasa Experian

   
Resultado é o melhor dos últimos sete anos para o período
São Paulo, 13 de abril de 2018 – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito cresceu 13,2% em março/18 na comparação com fevereiro/18. Em relação ao mesmo mês do ano passado (março/17), a demanda avançou 5,5%. No acumulado do primeiro trimestre deste ano, o número cresceu 12,5%. Este foi o melhor resultado para um primeiro trimestre dos últimos sete anos, perdendo apenas para os primeiros três meses de 2010 (+19,4%) e de 2011 (+12,9%).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o avanço da demanda por crédito verificado no primeiro trimestre é embasado pelas quedas dos juros, da inflação e do aumento da confiança dos consumidores, tendo em vista uma recuperação gradual do mercado de trabalho.

Análise por classe de renda pessoal mensal

O crescimento da demanda dos consumidores por crédito em março/18 ocorreu em todas as classes de renda. Para os que ganham até R$ 500, a alta mensal foi de 14,9%. Para os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000, o crescimento foi de 13,0%. Para a renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000, a alta foi de 12,7%. Entre os consumidores com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, o aumento foi de 13,5%. Já para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, o avanço foi de 13,9% e, por fim, para a renda mensal maior que R$ 10.000, o crescimento na procura por crédito foi de 12,7%.

No acumulado do primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, a procura do consumidor por crédito apresentou variações positivas também em todas as faixas de renda: alta de 35,2% para quem recebe até R$ 500 por mês; de 10,0% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais; e 10,1% para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês. Já nas rendas mais altas, os avanços na procura por crédito no acumulado do primeiro bimestre de 2018 foram: 10,0% para a faixa de renda entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais; 10,2% para o consumidor com renda entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês e de 11,1% para quem ganha mais de R$ 10.000.

Análise por região

O crescimento da demanda por crédito em março/18 ocorreu eu todas as regiões do país. Na Região Sul, a alta foi de 21,2% em relação a fevereiro/18. No Norte foi de 19,1%. No Centro-Oeste, o avanço foi de 16,7% e no Sudeste o crescimento foi de 12,7%. No Nordeste a alta foi bem menor, de 4,8% frente a fevereiro/18.


Na comparação contra o acumulado do primeiro trimestre do ano passado, houve avanços da demanda por crédito em todas as regiões: no Nordeste (19,5%); Sudeste (12,7%); Norte (10,0%); Centro-Oeste (10,8%) e no Sul (6,7%).

A série histórica deste indicador está disponível em https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visitewww.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais emwww.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.