Unipac anuncia lançamento do Flutuador em parceria com o Grupo KWPar

Unipac anuncia lançamento do Flutuador em parceria com o Grupo KWPar

14 de março de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A parceria visa fomentar o desenvolvimento da energia solar flutuante no Brasil, a exemplo da maior Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), situada na Represa Billings, em São Paulo

A Unipac, empresa do Grupo Jacto, anuncia o lançamento do Flutuador plástico Hydrelio® em parceria com o Grupo KWPar.

Estas estruturas plásticas, cuja propriedade intelectual pertence à empresa francesa Ciel & Terre International, são fabricadas com tecnologia de ponta e são projetadas para suportar placas fotovoltaicas sobre a lâmina d’água, promovendo a geração de energia limpa e renovável. 

Gabriel Gonçalves, Presidente da Unipac, afirma que “esta iniciativa reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa busca por soluções inovadoras que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade. Estamos empolgados com esse novo produto e a parceria estratégica com a Ciel & Terre International e o Grupo KWPar”.  

Parcerias sustentáveisO lançamento do Flutuador, em parceria com o Grupo KWPar, representa um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável.

O Grupo KWPar é responsável pela engenharia, customização e instalação desta tecnologia no Brasil, incluindo a Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), inaugurada recentemente na Represa Billings, em São Paulo, idealizada pela EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e pelo Governo de São Paulo.

Ediléu Cardoso Jr., CEO do Grupo KWPar, destaca a seleção criteriosa da Unipac como parceira, ressaltando sua seriedade, capacidade técnica e transparência. 

Por sua vez, a Ciel & Terre, líder global na implantação de usinas solares flutuantes, detém a tecnologia patenteada como Hydrelio® desde 2011, com instalações em todo o mundo.

A Unipac, como fabricante nacional licenciada do produto Flutuador, está preparada para explorar novos horizontes no campo da sustentabilidade e inovação, juntamente com esses parceiros.  

Inovação sustentável e aplicações práticas

O Flutuador plástico Hydrelio® representa uma solução inovadora no campo da energia renovável, sendo especialmente projetado para suportar placas fotovoltaicas sobre lâminas d’água, como reservatórios, lagos e represas.

Além disso, têm aplicações em diversos setores, incluindo energia, saneamento e agronegócio, podendo ser instalados, por exemplo, em represas de irrigação nas fazendas. 

Cada projeto conta com a expertise do Grupo KWPAr. No Brasil, a tecnologia já foi implantada em diversos projetos, incluindo a Fazenda Figueiredo em 2018, o projeto piloto na UHE Sobradinho/BA em 2019, e um projeto piloto da EMAE, que culminou na implantação da UFF Araucária em 2024, demonstrando o compromisso com a adoção de práticas sustentáveis e a diversificação de suas fontes de energia.

Clique com o botão direito do mouse para salvar a imagem

Perfil Grupo KWPar

O Grupo KWPar é composto por empresas brasileiras dedicadas ao desenvolvimento e implementação de projetos sustentáveis de energia renovável, com foco especial em usinas solares flutuantes e em solo, com licença exclusiva de produção e comercialização de flutuadores Ciel et Terre Hydrelio no Brasil.

Composto pelas empresas KWP Energia, Sunlution e CTBM, o grupo tem impulsionado a adoção de práticas mais sustentáveis no setor energético no Brasil e além.https://www.kwpenergia.com.br/https://www.sunlution.com.br/

Perfil Ciel & Terre International

Fundada em 2006, a Ciel & Terre, empresa francesa, é especializada na implantação de usinas solares flutuantes em todo o mundo. Em resposta à necessidade global urgente de energia mais limpa, eficiente e econômica, desenvolve centrais solares montadas em telhados, seguidas pela tecnologia fotovoltaica flutuante patenteada Hydrelio® em 2011.https://ciel-et-terre.net/

Perfil Unipac

Com 48 anos em 2024, a Unipac é uma das indústrias de transformação de polímeros mais completas do país, sendo referência nacional e internacional.

Executa seis tipos de processos em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instalados em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE.

A diversidade de processos e o espírito inovador permitem à Unipac o desenvolvimento de produtos de alta performance e serviços digitais para diversos mercados, entre eles, automotivo, agronegócio, logístico, alimentício e veículos elétricos.

Possui cerca de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.

A empresa conta com uma área voltada à inovação, um moderno Centro de Pesquisa de Engenharia Avançada em materiais e processos e ferramentaria própria. Investe constantemente em programas e parcerias com outros Centros de Pesquisa e de Inovação Aberta e tem capacidade de integrar novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e serviços, antecipando-se às tendências de mercado e seguindo as regulamentações nacionais e internacionais.

Possui uma visão estratégica sustentável e implementa ações conectadas às necessidades do mercado, mantendo, ao mesmo tempo, o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, contribuindo positivamente com o ecossistema do qual faz parte.

A Unipac é uma das unidades de negócio do Grupo Jacto, que celebra 76 anos em 2024 e é composto por empresas que atuam em outros segmentos, como agrícola, transporte, equipamentos para serviços de limpeza e higienização, e soluções para a área médica.

Presente nos cinco continentes, o Grupo é 100% nacional, reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.

UnipacTelefone: (14) 3405-2100www.unipac.com.brlinkedin.com/company/Unipacfacebook.com/unipacpolimerosinstagram.com/unipacpolimeros


Compartilhar