Educação municipal de São Gabriel do Oeste (MS) amplia uso de tecnologia da informação nas escolas
Foto: Divulgação/PMSGO

Educação municipal de São Gabriel do Oeste (MS) amplia uso de tecnologia da informação nas escolas

15 de março de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Objetivo é facilitar o planejamento pedagógico e desenvolver metodologias ativas de aprendizagem. Projetos serão destaques no 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

A Secretaria de Educação de São Gabriel do Oeste (MS)tem promovido a inovação nas metodologias de aprendizagem ao adotar tecnologias da informação nas escolas da rede municipal de ensino. O município passou a utilizar, entre outras ações, um sistema de gerenciamento educacional e lousas digitais nas salas de aula.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Danielle Emiliani, o objetivo é facilitar o planejamento pedagógico e desenvolver metodologias ativas de aprendizagem.“O Sistema de Gerenciamento Educacional permite realizar a matrícula digital, o planejamento do professor e o controle de frequência dos alunos. Para isso, nós disponibilizamos um notebook por sala de aula para que o professor possa fazer os acessos”, destaca a secretária. “Temos nas salas de educação infantil as lousas digitais com tecnologia touch-screen, permitindo interagir de maneira divertida com os conteúdos, o que prende a atenção das crianças”, completa. 

Danielle é uma das palestrantes confirmadas no 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece nos dias 21 e 22 de março, em Campo Grande, principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras no Estado. 

O uso da tecnologia em São Gabriel do Oeste não está restrito à aquisição de conhecimento. Para a garantia de um ambiente escolar seguro, a Prefeitura também está implementando o reconhecimento facial para o controle de freqüências nas escolas de forma rápida e fácil. Em resumo, quando os alunos passam por um dispositivo de identificação facial, o sistema do equipamento envia os registros para um software, que informa e notifica a presença dos filhos aos pais e/ou responsáveis.

“Estamos implementando a identificação facial para busca ativa do estudante, para saber o dia que não vem. A família recebe um SMS e uma mensagem de WhatsApp, perguntando sobre a freqüência da criança quando o software identifica a falta em sala de aula”, explica a secretária.

Além disso, acrescenta ela, outros recursos tecnológicos devem ser adotados para a promoção do pensamento crítico e o enriquecimento da experiência de aprendizagem. “Estamos em tramitação do projeto de implementação de aulas de robótica do SESI no contraturno, algo inédito em escolas municipais do país”, contou a secretária.

As inovações tecnológicas do município de São Gabriel do Oeste integram apenas uma das muitas novidades que serão apresentadas no 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande,por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), será realizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS). O objetivo é reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação nos serviços públicos.

As inscrições para o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela iFractal, Inovvati Tecnologia, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, Portal de Compras Públicas, VoxCity e Gênesis Tecnologia. O evento tem apoio institucional da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL). O Fit Transamerica Campo Grande é o hotel oficial do evento. 

Serviço:
2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes 
21 e 22 de março de 2024 – Campo Grande
Local: CREA – MS
Endereço: R. Sebastião Taveira, 268 – São Francisco – Campo Grande (MS)
Início: 08h (Horário Local)
Inscrições gratuitas para servidores públicos: sympla.com.br/rcd

Rede Cidade Digital 


Compartilhar